terça-feira, 14 de abril de 2020

Lápis


Tenho a mania - uma mania como outra qualquer – que um dia ainda consigo desenhar alguma coisa de jeito. Ver desenhar é um gosto que tenho, sigo ilustradores que mostram os seus trabalhos em redes sociais e tudo me parece fácil. Mas não é. Dizem que é preciso treino. E se calhar disciplina para o dito treino, que é coisa que eu não tenho. Vou comprando cadernos, lápis, canetas, tintas, pincéis, mas sou como uma criança mimada, que pega no brinquedo uma vez e logo se cansa dele. Não resulta na maravilha que eu espero e logo arrumo o material, até ao próximo impulso. Dizem que é preciso desenhar todos os dias. Já pensei que podia aproveitar o tempo de deslocação para o trabalho, que agora não gasto, para exercitar a mão e o traço. Ontem até desencantei, na gaveta da secretária, um conjunto de lápis por estrear. Estreei dois e parece-me que os outros estão todos a pedir uso. Vou tentar fazer-lhes a vontade.



22 comentários:

  1. Lendo o texto e olhando para a imagem até eu fiquei com vontade de voltar a desenhar (ou tentar). Já estou a ter mais trabalho, para já ainda em casa, mas a qualquer altura poderá ser preciso ir para local de trabalho o que me preocupa - deve estar tudo tão diferente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me preocupa a questão do regresso ao local de trabalho, Gábi, mais concretamente as condições para esse regresso. Vamos ter de manter a calma e criar novas rotinas.
      Quanto ao desenho, se calhar é mesmo uma questão de rotina. Ontem desenhei, mas hoje ainda não. :)

      Eliminar
  2. Se, como penso, foste tu a desenhar este desenho actual e o anterior, que ilustra o teu perfil, de que estás à espera para dar mais uso aos lápis??
    Força, traço seguro para retratista já tens. Deixa de agir como menina mimada e vai em frente...;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Traço seguro é que não tenho. é mais do tipo inseguro. :)
      Mas tenciono treinar mais, Janita.

      Eliminar
  3. Fiquei traumatizado com o que o professor de desenho me dizia - "para que é que eu quero esta mmmm?????"
    Nunca mais desenhei.
    Nem tento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolas, isso não era um professor, pelo menos não digno do nome.

      Eliminar
  4. Gosto de pintar, mas não sei desenhar e nem gosto. Daí que a pintura também não saia nada de jeito:). Mas se tem algum talento e é questão de treino, se gosta e tem os materiais, mãos à obra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem diga que todos sabemos desenhar. Gosto de acreditar nisso, bea. :)

      Eliminar
  5. persistência e treino... e também se calhar baixar a fasquia e nã esmorecer quando o resultado nã parece perfeito. o importante é desenhar, já dizia o outro...

    ResponderEliminar
  6. Eu já tinha visto pelos perfis (este e o outro, mais antigo) que a Luísa é muito boa a desenhar. E isso é um dom, que se aperfeiçoa com a prática, mas é um dom :)
    Já eu não tenho jeitinho nenhum, nem consigo fazer duas linhas paralelas direitas.
    O meu irmão fazia caricaturas incríveis, poderia ter sido um excelente cartooner.
    Por isso, Luísa, mãos à obra e depois mostre-nos, okay?
    🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe, Maria, pois nisso das linhas paralelas também eu não as consigo fazer direitas, logo estamos em igualdade de circunstâncias. Havendo o gosto, podemos sempre tentar melhorar. :)

      Eliminar
  7. Bom dia:- Gosto muito de desenhar. Apenas me chateio que nunca houve ninguém, e muitos são a quem os mostro, que me dissesse que são giros ou que fazem algum sentido. Se calhar o melhor, para mim, é dedicar-me apenas a ver desenhar quem mesmo o sabe fazer...(lol)
    .
    Cumprimentos solidários

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de ver desenhar, fico com a sensação de também conseguir fazê-lo. Pior é quando constato que não é bem assim. :))

      Eliminar
  8. Fazes muito em! Há que ocupar o tempo. Para mim, os lápis são mesmo para escrever. Adoro escrever a lápis! N.º 2 sempre!

    Bons desenhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai o tempo, a mim foge-me. Tanta coisa que gostaria de fazer. Estando em casa em teletrabalho, pensei que teria mais tempo livre, mas não é bem assim. :)

      Eliminar
  9. Sem jeito para o desenho... a pintura relaxa muito a minha mente!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa e outra servem e complementam-se, Gracinha. :)

      Eliminar
  10. Desenhei durante algum tempo. Algo que "herdei geneticamente" do meu Pai. É preciso como emtudo persistência e gostar de... !
    Óbvio, que a intuição e o talento são fundamentais, mas creio que somos todos capazes de fazer algo por muito que nos pareça mau ou medíocre de início !
    Atira-te de cabeça ! Lápis não te faltam ! :))

    ResponderEliminar
  11. Ah e sei que desenhas bem, Ricardo. Recordo-me do desenho do Zeca Afonso que publicaste. :)
    Pois, gosto de acreditar que sim, que todos podemos e sabemos desenhar.

    ResponderEliminar
  12. Além de ser um dom, treino, olho clínico e muita paixão Luisa, fazem milagres. Força nisso!

    ResponderEliminar