quarta-feira, 15 de abril de 2020

Bons fígados


À falta de estarmos juntos a uma mesa, as videochamadas diárias para conversar com a minha prole incluem sempre o tema incontornável da comida. Centramo-nos na cozinha e no prato do dia de cada um, por vezes acertamos na hora da refeição e acabamos por partilhá-la virtualmente.
Blerk, vocalizou a minha filha quando lhe disse que hoje tinha sido iscas. Ca nojo, reforçou ela, que agora está virada de costas para a carne, mais ainda para as vísceras. Já o meu filho lamentou-se por não as comer – as iscas – há demasiado tempo. Pois, hoje fiz iscas, como sempre vi a minha mãe fazer, cortadas em pedaços pequenos, temperadas com sal, alho, salsa, pimentão, vinagre, vinho e louro, cozinhadas em azeite e um pouco de água à medida que o molho ia secando, para o manter no ponto. Nham, digo eu, contrariando a minha filha. Estavam muito saborosas e para tempos de confinamento, a comida que nos satisfaz também ajuda a manter os nossos bons fígados.

21 comentários:

  1. O fígado é um alimento muito saudável!
    Estou como a tua filha... mas nem sempre foi assim. Adorava fígado, depois, não sei o que se passou que passei a não gostar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece, Catarina. E também acontece o contrário. Não gostarmos de um qualquer alimento desde sempre e um belo dia descobrir que afinal até gostamos. :)

      Eliminar
    2. Comigo aconteceu com ovos estrelados. Só nos meus 20 anos é que comecei a gostar de ovos estrelados. :) e nos meus 30 comecei a gostar de café, sem leite e sem açúcar. E agora bebo chá!

      Eliminar
  2. A comida é uma maneira de interagir com outras pessoas com diversão. Troque idéias e histórias por trás da confecção de alimentos.

    Saudações da Indonésia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Himawan Sant. Através da comida relacionamo-nos uns com os outros e, em Portugal, o convívio à mesa está bem enraizado na nossa cultura.
      :)

      Eliminar
  3. Nunca comi iscas com salsa. Faço-as em cebolada. Prefiro-as cortadas fininhas (compro-as assim e cortam-nas à vista) e temperadas de véspera com sal, louro e alho (por vezes ponho limão também). No dia, à mistura de tempero e iscas junto azeite e abundante cebolada e deixo cozinhar em lume brando. Quando prontas, borrifo com vinagre e deixo fervilhar com o recipiente destapado, só para evaporar o possível excesso de acre.
    Não me lembro de alguma vez minha mãe ter feito iscas. Havia contudo uma mistura de órgãos internos a que ela chamava "fígado de cebolada" e que era como a Luísa diz, cortada em pedaços (pulmões, coração, rim, fígado). pulmões e fígado achava execráveis e debicava sem vontade pedacinhos de coração e rim.
    Se servidas de tempos a tempos, aprecio iscas.
    Bom Dia:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas iscas eram mesmo só fígado. Não gosto de pulmões (os bofes, como dizia a minha mãe) .... Mas tudo o resto de miudezas é comigo. :)

      Eliminar
  4. oh, salivo só de imaginar... adoro iscas. E sabes, pelos vistos é alimento rico em vitamina D, e agora andam para aí a dizer que é preciso vitamina D para combater os vírus, como se fosse algo novo... tudo é preciso, quanto mais variado, melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Variar a ementa, é quanto a mim essencial. E se gostas de iscas, és cá dos meus! :))

      Eliminar
  5. Quem gosta adora o petisco, mas eu nem ver nem cheirar que minha mãe obrigava-me a comer contra vontade em catraia porque eu era uma franganita anémica que precisava de vitaminas.

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Eh lá, já começa a haver aqui mais quem não gosta do que quem gosta... Estou a ficar em minoria. :))

      Eliminar
  7. Olá:- Já comi e gostei muito de iscas, acompanhadas geralmente por batata cozida. Hoje, confesso, não não gosto tanto. Porquê? não sei responder... ou será que sei!...
    .
    Deixo uma palavra de fé

    ResponderEliminar
  8. Não aprecio...mas, gosto do cheiro delas!
    Aqui, gostei muito da leitura das tuas iscas... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, se a leitura só transmitiu o aroma delas, já está bem, então. :)

      Eliminar
  9. Gosto muito!
    Contudo, dizem que é preciso "ter fígados" para comer esta iguaria. :)

    ResponderEliminar