quinta-feira, 9 de abril de 2020

Folares


Era a minha mãe quem os fazia. Juntos os ingredientes, sem que faltasse a canela e a erva doce, amassava como quem amassa o pão e deixava a massa a levedar em alguidar de barro embrulhado num pequeno cobertor. Crescida a massa, moldava os folares, com ovo alguns, outros simples. Preparava, entretanto, o forno de lenha onde os colocava para cozer. Nunca cheguei a fazê-los com ela. Não aprendi e nem sei tratar do forno que se mantém há tantos anos frio, lá atrás no quintal. Perdi este saber, não acautelei a herança. Hoje tive de me contentar com uma receita de folar, não de amassar, mas de bater, que diligentemente segui. Não foi mau o resultado. Mesmo cozido em forno elétrico, cumpriu a tradição da época e adoçou-me o chá da tarde.

16 comentários:

  1. A arte portuguesa manda desenrascar. Não há forno, há fogão com forno eléctrico. Se ficou bom, e não duvido que sim, é o que interessa, não é mesmo?

    Uma Páscoa feliz dentro do possível

    ResponderEliminar
  2. tentei fazer um pão e o resultado ficou muito aquém... mas desistir nã é opção :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pão é que nunca experimentei fazer, mas a quarentena ainda deve dar para isso. :)

      Eliminar
  3. O resultado foi bom, isso é importante!
    Eu aprendi com a minha sogra e continuo a fazer tal e qual.

    Beijinho minha querida e uma Páscoa Feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha sogra também os faz como a minha mãe fazia e já cá usou o tal forno de lenha para o efeito, mas este ano tudo é diferente.

      Páscoa Feliz, Adélia!

      Eliminar
  4. A Luísa gostar dos bolos que fez é que importa. Dizem que os doces das mães são sempre melhores, fica a memória e o aroma dos folares da infância. Não recordo sabores infantis; talvez porque não apreciava comer.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma recordação não apenas da infância, mas já leva uns bons anos.
      Boa Páscoa, bea.

      Eliminar
  5. eu recordo-me dos sabores de infância e da grande quantidade de folares que se faziam enchendo o forno por completo! porquê tantos?! porque eram distribuídos a toda a família incluindo os afilhados e afilhadas da minha mãe
    e também davam para trocar com as vizinhas, elas traziam um dos folares delas e a minha mãe oferecia um dos nossos, assim durante as semanas seguintes saboreávamos vários tipos, um mais durinho, outro com mais canela, ou com mais sabor a erva doce, outro mais tipo pão de ló… e assim seguia a tradição!
    boa Páscoa e muita saúde para todos,
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era assim mesmo Ângela. Também na minha casa se faziam os folares para oferecer e havia essas trocas entre familiares e vizinhas. E havia as amêndoas para pagar os contratos que se resolviam no sábado de Aleluia. :)
      Boa Páscoa!

      Eliminar
  6. Feliz Páscoa, Luísa, com canela e erva doce.

    ResponderEliminar
  7. Nunca experimentei fazer, mas um dia ainda me aventuro :)
    Feliz Páscoa.

    ResponderEliminar
  8. Não é difícil. Experimenta, sim.
    Boa Páscoa, GM!

    ResponderEliminar