segunda-feira, 20 de abril de 2020

Escape


Assisto ao treino diário dos pombos de algum vizinho da aldeia. Vejo-os da minha varanda, a norte. Vão e vêm, numa voo mil vezes repetido. Num determinado ponto, ficam ocultos pelos ramos mais altos das árvores, mas logo surgem, do lado oposto, velozes, sobre as nuvens. Entretenho-me a observá-los até que deixam de aparecer, regressados ao pombal. A sul, na estrada, com rota demarcada, caminham os confinados, em grupos não maiores de dois. Também os observo da minha varanda, em breve escape às paredes de casa.



20 comentários:

  1. Se repararmos bem no voo dos pombos, vão juntos em bando, mas qual com seu modo de voar...Um escape que faz bem à alma!
    Aproveita esses treinos, Luísa. :)

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que devia também começar a treinar qualquer coisinha, Janita, mas o exercício não me está a assistir... :))

      Eliminar
  2. Acho lindo essas imagens de pombos em revoadas.

    bjss

    ResponderEliminar
  3. Aquela disciplina em voo, para ser mais fácil e rápido, é fantástica.

    ResponderEliminar
  4. é tudo monotonia e repetição sem quebra. Mas, talvez em meados de maio, alguns a possam quebrar. E, mesmo que não me calhe ainda, gostarei de vê-los e saber que o país é lento, mas se move.
    Bom Dia, Luísa.

    ResponderEliminar
  5. Parece que a quarentena também atinge certos animais e aves. Para quando o terminus disto que nos está a deixar "loucos". Para quando .....
    .
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  6. Já que não há aviões.
    Quem diria que iríamos ter saudades de ver um avião...
    🌻

    ResponderEliminar
  7. Achei curioso este post porque, onde vivo, apesar de ser muito perto de Lisboa, diariamente observo o voo de um bando de pombos que sempre treinam de manhã e ao fim do dia. Gosto de tentar prever a rota..(e raramente acertar), gosto da elegância dos movimentos e de os ver como uma alma-grupo num corpo único!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma espécie de bailado que gosto de observar, Dulce.

      Eliminar
  8. É curioso, mas tenho visto que a maioria dos bandos de pássaros voa numa formação em V
    Será alguma táctica?

    ResponderEliminar
  9. Parece que é uma estratégia, sim. GM. Fui pesquisar e li que é uma questão de aerodinâmica. A ave que lidera o grupo tem maior esforço, forçando o ar com o bater das asas, mas provocando um vácuo atrás e si que facilita o planar das restantes aves. Depois será uma questão de irem trocando de posição.

    ResponderEliminar