quinta-feira, 3 de junho de 2010

Bolo de banana

Tenho uma receita de bolo de banana com cobertura de chocolate que se tornou no mais famoso bolo dos dias de festa de aniversário no meu trabalho. Todos os anos vejo-me obrigada a confeccionar um exemplar sob pena de ser excomungada do meu serviço por uma horda de colegas a salivar de gulodice. Todos os anos recito a receita para quem quiser ouvir, mas como no momento estão mais preocupados em devorá-lo do que em tomar notas, levam meses a fio a perguntar-me quando é que faço novamente o bolo de banana e quando é que lhes dou a receita.

A mim, foi-me dada há longos anos pela minha amiga R. Agora vou finalmente dá-la ao mundo ( nem que seja só ao pequeno mundo que passa por esta esquina) e ficar à espera de comer muitos bolos de banana confeccionados pelos meus queridos colegas. Além disso, uma receita fica sempre bem num blog...



Ora aqui vai:

3 ovos; 170 g. de açúcar; 2 colheres de chá de açúcar baunilhado; 125 g. de farinha; 1 colher de fermento em pó; 100 g. de manteiga derretida; 1 banana grande.

Batem-se os ovos inteiros com o açúcar e o açúcar baunilhado para obter um creme fofo e homogéneo. Mistura-se a farinha com o fermento e vai-se adicionando ao preparado, alternando com a manteiga derretida. Bate-se bem e por fim junta-se a banana em puré. Mistura-se bem e vai ao forno a cozer a 180º, em forma de bolo inglês untada e enfarinhada (eu prefiro usar papel vegetal).

Desenforma-se e deixa-se arrefecer. Procede-se então à cobertura do bolo com 100 g. de chocolate para culinária e 1 colher de sobremesa de manteiga que são previamente derretidos em banho-maria e batidos fora do lume de modo a tornar a cobertura brilhante.





Asseguro-vos que está muito bom...

Ah... é verdade, quando disse ao meu filho que ia publicar a receita, ficou escandalizado. Insistiu que não o devia fazer...

9 comentários:

  1. Estou escandalizada! Como é possível tanta provocação? Colocas aqui uma fatia inspiradora e não dás nada? É apenas uma oferta virtual? A minha baba começou a cair escandalosamente, mal vi a fatia! Que tortura!

    ResponderEliminar
  2. Fátima, Pior é que deste parece que nem vai sobrar uma fatia para levar amanhã para o lanche.... se visses a volta que ele já deu!

    ResponderEliminar
  3. hum, que bom! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  4. Nem por isso se livra de ter que o confeccionar nos mencionados dias festivos :-)

    ResponderEliminar
  5. Posso confirmar que o bolo é mesmo delicioso. Todos os anos, durante as minhas férias algarvias, a minha querida prima nao passa sem o fazer. Mas o que vocês nao sabem, é que ela tem muitos mais outros segredos culinarios e os sobremesas sao sempre uma festa. Com a experiença, visto sempre uma roupa larga e confortavel quando vou jantar a da Luisa ! :)

    ResponderEliminar
  6. Hummm...
    Sempre podemos trocar receitas... no meu cantinho, tenho uma de cerejas... bem fresquinha.
    Todos adoram!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Então vou já procurar essas cerejas, Mary Jo,...para renovar a minha carta de sobremesas :)

    ResponderEliminar