quarta-feira, 24 de novembro de 2010

José e Pilar

Divulgando o pedido deixado pelo Miguel na caixa de comentários do post anterior, deixo aqui a sinopse do filme que estreou na semana passada, que hoje se apresenta em Olhão e que no próximo Sábado, dia 27 de Novembro, será filme de abertura do Festival de Ronda (Espanha), onde será apresentado pelo Juiz Baltazar Garzón.

A Viagem do Elefante, o livro em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D. João III à do austríaco Arquiduque Maximiliano, é o ponto de partida para José e Pilar, filme de Miguel Gonçalves Mendes que retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Río.
Mostra do dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, José e Pilar é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo -- ou, pelo menos, em torná-lo melhor.
José e Pilar revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que génio e simplicidade são compatíveis. José e Pilar é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, "tudo pode ser contado de outra maneira".

Vale a pena também passar pelo site do filme.

1 comentário:

  1. Bom Tarde:

    Serve o presente para informar que a exibição do filme "José e Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes, no Algarve se vai prolongar até ao próximo dia 07 de Dezembro. Poderá ser visto no Algarcine - Cinemas de Olhão (18h30). Acrescento que este filme é uma co-produção entre a Jumpcut, O2 Filmes (Brasil, produtores de "A Cidade de Deus" e "Blindness") e El Deseo (Espanha, produtores de todos os filmes de Pedro Almodóvar).
    Gostaríamos de solicitar o seu auxílio na divulgação, mediante postagem no seu blog.
    Com os melhores cumprimentos,

    Hugo Amaro

    Jumpcut Portugal

    ResponderEliminar