segunda-feira, 6 de junho de 2016

As velhas

No restaurante tenho vista para duas mesas. Numa almoçam três velhas de amplas coxas, braços de carnes pendentes e faces sulcadas de rugas quanto baste. Noutra um casal estrangeiro, de velhos também. Ela escondeu as rugas com várias camadas de base quase branca, óculos de sol extra-large e batom vermelho sangue. Tem o cabelo cinza estruturado a gel palha d’aço.

Eu, que também já sou velha – é tudo uma questão de perspetiva, perguntem aos meus filhos ou aos netos das moças do meu tempo - olho para elas como quem se vê num futuro não muito longínquo. Prefiro ver-me como as primeiras. Sempre que olho para a velha estrangeira parece-me que, naquela mesa, almoça o Joker de Gotham City.

9 comentários:

  1. Apesar da imagem do joker ainda não abdiquei completamente de ser uma velha de cabelo branco frisado e lábios vermelhos de baton; sem base que a pele já respira mal, se a tapo piora. Devo ser gorda que não tenho paciência nem perseverança para dietas. Detesto óculos grandes, mas uns à Lenon ou semelhante, vão-me dar jeito.
    Estar à mesa e ter companhia, isso sim, acho importante e revelador.

    ResponderEliminar
  2. Eheheh, eu até acho piada a velhas gaiteiras... Mas lá a "máscara" de Joker é bem dispensável! :)

    Beijocas, ó cota da minha geração!

    ResponderEliminar
  3. Tu não precisas ser umas nem outra... podes ser como a Cat-Woman Michele Pfeifer... já lá vai a juventude mas a graça e a beleza delicada são intemporais. E crescentes, acho eu.

    ResponderEliminar
  4. ~~~
    Importante é não perder o bom senso,

    a simpatia e o charme...

    ~~~Bj~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  5. O termo “velhas” é chocante!! Quando chegar o tempo de alguém se referir a mim como velha, deixo de falar com essa pessoa! : )) Sénior é talvez mais aceitável!
    Uma tia da minha mãe dizia que velhos são os trapos.
    Em vez de se dizer que “he is 80 years old”, diz-se “he is 80 years young”. Soa muito melhor. : ))

    ResponderEliminar
  6. Adorei a comparação!

    ResponderEliminar
  7. Não gosto do termo "Velha", prefiro "idosa". Mas reconheço que há umas senhoras bem idosas que não dispensam um baton bem vermelho e eu até gosto de ver em contraste com os cabelos brancos. Eu, por exemplo.

    ResponderEliminar