quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Maré

Fim de tarde, na maré baixa. Sopra um vento quente enquanto eu, à babuja, revolto a areia rodando os pés como quem dança o twist, numa tática conhecida da apanha da conquilha. 

Vejo uma, duas, três. Jogo-lhes a mão antes que venha a onda e as leve, antes que se enterrem de novo na areia. É uma entretenha viciante. Uma a uma vou guardando as conquilhas num pequeno saco de plástico onde coloquei uma porção de água do mar. Sempre que consigo apanhar uma grande, o prazer é redobrado. 

Como eu, dezenas de banhistas sofrem do mesmo vício. Escavam a areia, atiram-se aos bivalves que rebolam em fuga na espuma, enfiam-nos em pequenas garrafas de água ou nos baldes dos filhos. Uma mulher entrega-me meia dúzia delas. Não tem recipiente, está só de passagem mas não resiste ao apelo da apanha. Um casal questiona-me sobre como se devem cozinhar. 

O vento continua a soprar quente e traz-me o cheiro de bolas de Berlim.  A lua já se vê no azul, ainda dia, do céu. Avisa o sol que está na hora de lhe dar espaço. A praia agiganta-se à medida que se vão fechando os sombreiros. A contragosto tenho de regressar a casa. Levo areia nos pés, salpicos de sal no corpo, alegria na alma.

E um saco de conquilhas…


16 comentários:

  1. Lembrei-me das vezes em que fiz o mesmo, impulsionada por um impulso ancestral. Mas depois apetece ficar ali, perdido, até à última gota de luz, esquecendo até a maresia das conquilhas.

    ResponderEliminar
  2. Assim a vida é bela, Luísa. :)
    Bela prosa!

    ResponderEliminar
  3. Nos meus tempos de juventude andei à apanha das conquilhas com os amigos.
    Há quantos anos já não o faço!!!!
    Bfds

    ResponderEliminar
  4. E o gozo que dá, Luísa! Deu-me vontade de estar lá e fazer o mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Imagino o prazer que sentias e que ficou tão claro nas tuas palavras.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Um momento que já vivi em Angola. Por lá ,as conquilhas chamavam-se "quitetas"

    Senti o cheirinho a mar, as ondas baixinhas molhando os pés...sonhei...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. O prazer à distância de tão pouco, que é tanto :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. ~~~
    ~ Conquilhas fresquinhas, que bom!

    ~~~ Bjos ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  9. Tu a esfregar os pés na areia e eu hoje esfreguei um dos meus numa alforreca, graças a Deus, morta! :)))
    bjs

    ResponderEliminar

  10. esta semana também vi a lua grande e grandiosa ainda em pleno dia ali por Vilamoura!
    esses passeios na areia são muito agradáveis e com o saquinho de conquilhas até têm melhor sabor!
    abraços Luísa
    Angela

    ResponderEliminar
  11. Belas recordações. Hoje já não posso fazer isso mas adorava apanhar condelipas que a tia, para onde eu vinha passar férias, abria-as num tachinho com um fio de azeite e uns dentes de alho. Como tudo era saboroso naquele tempo.

    ResponderEliminar
  12. O Algarve também é isto .
    Revi-me a fazer isto na Praia Verde e trazia o saco cheio.......

    ResponderEliminar
  13. Olá, Luisa
    Vivências maravilhosas com cheiro a mar - cheiro de vida boa, de felicidade.
    Belíssimo prosear ;)

    Bom domingo
    bj amg

    ResponderEliminar
  14. Se vir alguém a dançar twist na maré baixa, já sei que anda à conquilha. Mais a sério, já não me lembrava da técnica, que andei uma vez nessa "apanha" era ainda miúda... :D

    ResponderEliminar