sábado, 9 de janeiro de 2021

Madressilva

Meses atrás comprei uma madressilva para o canteiro que ladeia a frente da casa. Já lhe cresceram alguns ramos. Vão seguindo abraçados às guias que foram entretanto colocadas no muro para lhes orientar o caminho. É uma madressilva de viveiro que florirá de branco. Para lhe fazer companhia foram hoje plantadas mais duas que deverão florir em cor-de-rosa. Estas foram trazidas do campo onde cresciam agarradas a uma aroeira. Espero que se deixem domesticar e que, chegada a primavera, possam perfumar a minha rua.

8 comentários:

  1. Tão bom Luísa, poder plantar e ver crescer...
    ~CC~

    ResponderEliminar
  2. No caso foi o meu pai que plantou, CC. O meu jeito para a jardinagem ainda não atingiu o ponto necessário. :)

    ResponderEliminar
  3. Desejosa que o frio as deixe medrar :)

    ResponderEliminar
  4. Luisa

    Além de antiguidades e velharias também me interesso por jardinagem e a Madressilva é uma boa escolha para qualquer jardim em Portugal, de Norte a Sul. Já as vi lindas em pleno Verão em Trás-os-Montes e cheias de flor na Primavera no Alentejo. Sobrevivem à geada e até mesmo à neve. São daquelas plantas que é deixa-las crescer e não precisam de cuidados. Se as conduzir através de uma estrutura muito simples, uns paus e umas cordas, formam uma verdadeira sebe rapidamente. Estas plantas mais antigas são sempre as melhores para os jardins e depois o perfume da Madressilva é sempre muito poético. Creio que o Gardel tem até um tango, onde na letra há uma Madressilva em flor. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade , não sou muito dada à jardinagem, LuisY. O meu pai é que ainda vai tratando dos canteiros. Tempos atrás, estava ele adoentado, e lá andei eu a arrancar daninhas, mas pouco mais que isso. :) Escolhi a madressilva, precisamente pelo perfume das suas delicadas flores.
      :)

      Eliminar