segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Apropinquar

 Apropinquar.

Apropinquo, apropinquas, apropinquamos…


Foi o dicionário em linha que, agora mesmo, me deu a conhecer este vocábulo. Estava ali em destaque na secção de palavras caras, palavras raras. Põe rara nisto, pensei. Jamais me tinha apropinquado de tal. Cliquei pois na dita palavra e assim me apropinquei do seu significado. Por mim, rara continuará, que se me atropela a língua nos dentes e se me baralham as sílabas todas quando a pronuncio, para não falar da falta de destreza que me assalta os dedos ao tentar escrevê-la.

Enfim, talvez ainda lhe dê hoje um desconto, se à sua custa alguém se apropinquar deste postal inconsequente.

23 comentários:

  1. Como sempre estou apropinquada deste blogue, não carece aqropinquar-me mais.
    Ainda que mal pergunte... e tu, Luísa, foste apropinquar-te das palavras caras e raras, por mor de quê? Não me digas que agora resolveste falar connosco usando palavras de 500€ a dúzia.

    Boa semana, sem exorbitâncias, que a malta anda a ficar com os bolsos cheios de cotão... 😂 😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, não tenho que chegue para as pagar, Janita. :)
      Consultar o dicionário, neste caso a Infopédia, é atividade corrente. Estou sempre com dúvidas para esclarecer. E logo havia desta palavra esquisita estar em destaque.

      Eliminar
  2. Palavras novas só as do meu querido Mia Couto, que nem preciso de ir ver o que significam, até porque nem vêm nos dicionários...
    Por vezes dou comigo a rir com certas palavras (caras e nada literárias) usadas principalmente pelas classes política e desportiva 😂
    Esta é-me completamente desconhecida e, embora reconheça que o saber não ocupa lugar, não vou querer usá-la: sou uma velhota simples ;-)

    Beijinho, Luísa, e boa semana!
    👵

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu vou querer usá-la, Maria. É-me demasiado estranha e acho que não se vai entranhar. :)

      Eliminar
  3. Ora muito bem. Gostei do texto! :)

    --
    Já não escuto...
    -
    Beijo, e uma excelente semana. :)

    ResponderEliminar
  4. Bolas, percebe-se por que razão rareia. Também não a quero por perto, vá apropinquar para outro lado.
    Boa noite, Luísa:).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, bea. Parece que não vai fazer sucesso por aqui. :)

      Eliminar
  5. O Latim (latim appropinquo, -are) ensina-nos tudo referente à nossa riquíssima língua que é o Português que significa: "Deixar ou ficar mais próximo".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamentavelmente os meus conhecimentos de latim são paupérrimos, Ricardo. Não me faria mal aprender qualquer coisinha.

      Eliminar
  6. Gostei da palavra (mas não sei se a irei utilizar)

    ResponderEliminar
  7. Não é muito mais fácil dizer aproximar??
    Qual é a sua graça, perguntou o delegado do Ministério Público.
    E a testemunha olhou para o lado.
    Se perguntasse como é que ele se chamava era mais fácil e tinha resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto da língua tem os seus quês. Por um lado, é importante usar a chamada linguagem clara, simples, acessível a todos. Por outro, entendo que vamos perdendo conhecimento e que sofremos cada vez mais de fraco vocabulário. Há que tentar manter o equilíbrio, Pedro.

      Eliminar
  8. É difícil mas existe!
    Ao trazer esta palavra ao blogue está enriquecer-nos o vocabulário e, aproxima pela curiosidade. Eu até já fui ao dicionário! :)

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, mz. Olhando para esta palavra que me era desconhecia e me soava tão estranha, fui impelida a selecioná-la para ver que significado tinha. :)

      Eliminar
  9. Que complexa aproximação ao aproximar!
    Também desconhecia!

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia esta palavra, gostei de pesquisar para me aproximar do seu significado. bjs

    ResponderEliminar