quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Trabalhos manuais


Naquele tempo tínhamos uma disciplina de trabalhos manuais. Havia trabalhos para as raparigas e trabalhos para os rapazes. Eram trabalhos diferentes. Naquele ano ensinaram as raparigas a costurar. Não me serviu de muito. Pelos vistos nem para despertar o interesse já que nunca senti grande vocação para este tipo de tarefa. Mas gostei de recuperar o meu caderno de lições de costura com exemplos de papel pregados com alfinetes. Gostei de folheá-lo e de olhar para esse tempo. Um tempo que guardei numa caixa de arrumação e que abro de vez em quando com o mesmo entusiasmo de quem descobre um tesouro perdido.


8 comentários:

Catarina disse...

Recordo-me de ter feito duas raquetes de pingue-pongue. Um jogo que gostava e gosto de praticar. Ah e um pano de tabuleiro a ponto cruz. Esse ainda existe algures em qualquer lado aqui em casa. Alguém o fez atravessar o Atlântico. : )

Rosa dos Ventos disse...

Eu estive interna num colégio!
Era mesmo só actividades para meninas!
Durante 5 anos bordei dois morangos na extremidade de um pequeno pano de tabuleiro! :-))
Quando tinha agulha não tinha linha, quando tinha as duas coisas doía-me a cabeça...
Pobre Madre Bernardette que me aturou tanto! :-))

Abraço

Karina sem acento disse...

Já não apanhei essas aulas de trabalhos manuais, com muita pena minha :(

Teté disse...

Esses são mesmo tesouros perdidos... que não guardo!

Agora só podia ser em França, porque cá só existiam trabalhos manuais até ao atual 6ª ano. No liceu, as meninas passavam a ter uma aula de lavores, enquanto a rapaziada usufruía de uma aula de ginástica extra. Nunca me conformei com tamanha injustiça! Só coso botões, e gosto tanto tanto, que botão que cosa NUNCA cai. Para não ter de repetir o frete... :)))

Beijocas!

§ - Com o 25 de Abril acabaram-se as aulas de lavores! Iupiiiii! :D

Turista disse...

Querida Luísa, também tive a disciplina de Trabalhos Manuais, claro! O que eu gostava de colar pedrinhas e recortar feltros, para fazer lindos quadros "psicadélicos"...
Costura nunca tive. Mas tive aulas de culinária e até hoje, guardo as receitas dos pratos por lá cozinhados.
Beijinhos. :)

Catarina disse...

Ainda estou a rir com os comentários da Rosa dos Ventos e da Teté. Ahahah

Naná disse...

Tive trabalhos manuais, mas na altura a turma era dividida em dois e éramos sorteados, em que lado ficávamos: se no lado das madeiras ou no lado dos "têxteis"... calhou-me sempre as madeiras! Fiz uma cama para a minha boneca e um suporte para panos de cozinha em forma de peixe...

mfc disse...

Que lindas recordações... e que bem fotografadas!
Também me lembro...ohhh se me lembro!!
beijos,