quarta-feira, 30 de maio de 2012

Para grandes males, grandes remédios


Quero ver se tiro um bocadinho de tempo para visitar uma exposição sobre medicina popular no concelho de Faro que está patente no Museu Regional do Algarve até 17 de agosto. Estava visionando um pequeno vídeo sobre este evento, que se intitula “Para grandes males, grandes remédios” e lembrei-me que em miúda cheguei a tomar chá de fuligem para a constipação. Era a minha mãe que, seguindo a tradição, mo preparava. Chamava-lhe, em bom algarvio, chá da feluja. Não sei se era eficaz, mas algumas destas mezinhas resultam mesmo. Uma que até não há tanto tempo assim até me era recomendada pela pediatra dos meus filhos é o xarope de cenoura para a tosse.
Crenças à parte, acho interessante tudo aquilo que se refere a tradições populares.


11 comentários:

  1. A minha cunhada, que é algarvia, aconselhou-me chá de figos secos numa altura que andava completamentes sem voz. E olha que ajudou bastante :)

    ResponderEliminar
  2. Também não sei se resultam ou não, mas esse xarope de cenoura tem tradição no país inteiro. Como o chá de limão com mel e outros que tais... :)))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Também acho interessantes as tradições populares e li algures que a planta de onde se retira a aspirina era utilizada para fins medicinais desde a antiguidade.

    ResponderEliminar
  4. não sabia que esta exposição estava em Faro, e passo ali à frente todos os dias.

    ResponderEliminar
  5. Não é por acaso que as ervanárias continuam a ter os seus fiei clientes e aquele livro anunciado na TV, viva melhor qualquer coisa se tem vendido como pasteis de Belém.

    ResponderEliminar
  6. Não sabia, Luisa, a ver se lá vou.

    ResponderEliminar
  7. Tenho de experimentar esse chá de cenoura, de que nunca tinha ouvido falar, apesar de ser fã das medicinas alternativas.

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa, constipação e garganta inflamada... faço chá de tomilho e também é bom para a tosse :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. :) outro que faço para a tosse é o chá da casca de cebola, com muito mel.

    ResponderEliminar
  10. Há mézinhas mesmo muito boas sim senhora!
    Uma das melhores que conheço é um xarope que a minha sogra faz para tosse seca: mel, água morna, sumo de limão, poejo, figo seco e bagas de zimbro. É tiro e queda e faz a tosse ir embora em 24h!

    ResponderEliminar
  11. Ah... eu ia sair-me com o belo do chá de casca de cebola, mas a Luísa antecipou-se... =) ou então, a bela aguardente para queimar todas as impurezas... Não fosse eu do Douro...

    ResponderEliminar