segunda-feira, 11 de julho de 2011

A pose

Ao ver hoje a fotografia de uma familiar minha, verifiquei como muitos de nós posamos de forma ridícula para a máquina dos retratos. Se estivermos junto a uma árvore ou a algum arbusto… lá ficamos nós a olhar para o flash… mas de mãozinha agarrada aos galhos, às flores ou à fruta. Olhei para fotografia da minha familiar que, de pé debaixo da árvore, segurava nas nêsperas que pendiam sobre a sua cabeça. Não era por certo uma posição confortável, mas lá estava ela, meio de esguelha, de mão no ar, eternizada naquela posição.


Lembrei-me logo de outras poses semelhantes que enchem os álbuns aqui de casa. Fui ver. E lá estava uma prima minha, na horta, agarrada a uma árvore de fruto em flor. E a minha avó junto a uma roseira em semelhante facho(1). Uma amiga posando toda torcida para segurar nas flores de uma trepadeira.


Eu própria não fico para trás. Encontrei-me retratada de braço esticado para alcançar uma rosa, segurando num ramo de amendoeira em flor e afagando um pinheiro de natal cheio de enfeites brilhantes. Ri-me com gosto. Que figurinhas! Atualmente quase nunca me dedico às poses fotográficas… mas depois do que vi hoje, juro… não me apanham nunca mais agarrada aos ramos das árvores.



(1)- Quando dou por mim escrevo “algarvio” . Dizer “facho” é como dizer má figura, má compostura.

6 comentários:

  1. fartei-me de rir porque, apesar de ser um maluquinho da máquina fotográfica, ainda não me tinha dado ao trabalho (prazer) de concatenar todas essas poses caricatas :)

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão, talvez por isso, gosto de tirar fotografias mas não de ficar nelas ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Ahahahah, é engraçado que destas a agarrar flores, frutas ou plantas acho que não tenho nenhuma, mas em tempos tivemos de avisar o meu cunhado, que sempre lhe íamos tirar uma fotografia ao lado da minha irmã, inclinava a cabeça no ombro dela. Ou seja, estão casados há 26 anos e só nos últimos anos é que têm fotografias sem ele estar nessa mesma pose... ridícula! :)))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  4. Conheço perfeitamente essas poses. Não fui confirmar mas tenho a certeza que não teria de procurar muito para encontrar várias do mesmo género nos meus álbuns. Que explicação darão os especialistas sobre a matéria?
    Rog

    ResponderEliminar
  5. Pior é aquele pessoal que faz pose para a máquina de filmar...

    "Vá, metam-se aí para eu vos filmar" e lá ficam elas, estáticas a olhar para a câmara.

    ResponderEliminar
  6. Ui, dessas também por aqui há mais que muitas:)

    ResponderEliminar