terça-feira, 5 de abril de 2011

O bolo do Domingo...

Era para ter deixado aqui ontem a receita do bolo de Domingo que mostrei aí no post de baixo e que me foi pedida pela Margarida na caixa de comentários. Mas o tempo pregou-me uma partida e fugiu-me quase sem eu dar por ele. Só que o prometido é devido e por isso aqui fica o relatório da forma como resolvi gastar alguns dos muitos ovos que as galinhas do meu pai andam a pôr por estes dias. Não sei bem como denominar este bolo. É capaz de ser um misto de pão de ló com bolo de laranja…

O certo é que peguei em oito ovos, separei claras de gemas e comecei por bater estas últimas com oito colheres de sopa bem cheias de açúcar, raspa de uma laranja e duas ou três colheres de sopa de manteiga derretida. Juntei o sumo da laranja e bati mais um pouco. Acrescentei a esta massa oito colheres de sopa bem cheias de farinha e uma colher de sobremesa de pó royal. Bati de novo. Por fim juntei as oito claras em castelo. Coloquei no forno em forma rectangular, forrada com papel vegetal untado com manteiga. Depois de cozido retirei-o mas só o desenformei já morno. Finalmente cortei-o em fatias que passei ao de leve por açúcar granulado, antes de arrumar em caixinhas.

Digo caixinhas porque uma delas viajou para Lisboa com a minha filha.

6 comentários:

  1. Pois tenho cá um pressentimento que vou, o mais tardar no fim de semana, fazer este apetitoso que já me fez salivar 2 vezes :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Eheheh, também fiquei com água na boca! Acho que vou experimentar um dia destes, até porque não sendo grande amiga de bolos, os de laranja são dos meus preferidos, por não se tornarem tão enjoativos... :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Eu também vou fazer de certeza! esse amarelinho anda-me mesmo a tentar. E já que há ovinhos e laranjas "caseiras", nem vou perder tempo. Obrigada Luisa! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Delicioso! ...e ainda nem provei! =)

    ResponderEliminar