segunda-feira, 17 de julho de 2017

Escaparate de ilusões

Atardo-me junto aos cremes de beleza, baralhada ante a variedade de marcas e a variedade de gamas em cada marca. Interesso-me pelas embalagens que prometem combater as rugas, pelas que asseguram esbater as manchas, pelas que afirmam reafirmar a pele, pelas que elevam a expectativa no levantar do que vai decaindo, pelas que preenchem a credulidade da reversão de uma certa perda de volume. Pego numa e noutra, e noutra ainda. Concentro-me na leitura dos rótulos tentando perceber qual mais me convirá. Analiso os destaques dos ingredientes. Aqui um ácido hialurónico, ali um colagénio. Procuro as indicações por idade, os a partir de e os entre esta e aquela. Procuro as indicações por tipo de pele. Leio cada linha, cada promessa. Atardo-me junto aos cremes de beleza, indecisa na escolha que hei de fazer, procurando a mais convincente jura de rejuvenescimento. Leio sabendo perfeitamente que, deste escaparate de ilusões, tanto me valerá este como aquele, que o tempo é uma miragem e que as palavras que em cada embalagem me acenam são menos que isso ainda. 

15 comentários:

  1. Revejo-me neste teu texto brilhantemente escrito.

    Beijinhos

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  2. Um autêntico sarilho, encontrar o certo!!!
    E para mim certo é o que faz sentir bem hidratada porque não acredito em milagres :)))
    Bjs

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  3. Acredito que existem cremes bons e muito caros. Que dão à pele um ar bem tratado (não rejuvenescem). Mas, embora cada um saiba de si, acho dinheiro mal empregue. Sou de pouca leitura e escolha. Até os de supermercado servem.

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  4. Independentemente da qualidade, do princípio, do propósito, do efeito, etc. dos cremes de beleza; o texto como de costume é excelente _ numa sequência que começa na ilusória avidez de encontrar o "creme" ou os "cremes" mais "adequados" e termina no pragmatismo da "miragem que o tempo é" e das "ainda menos palavras que em cada embalagem acenam"!

    Parabéns, desde logo pela beleza interior, que salvo erro não necessita de prometedores cremes de beleza e que seguramente se reflectirá no exterior :)

    Saudações

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  5. Dizem que os efeitos estão relacionados com o preço mas eu cá tenho as minhas duvidas :)

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  6. Li rindo o seu texto, pois já me peguei nessa encruzilhada do melhor antídoto para o que os anos da vida nos trazem gratuitamente... Ao entregar-me à realidade, de apenas hidratar o que resta... senti-me muito mais completa!
    Abraço.

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  7. Podemos dispender horas a ler e a escolher. O resultado acaba por ser o mesmo.

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  8. Numa perfumaria temos o conselho da empregada sobre esta ou aquela marca que terão este ou aquele efeito.No supermercado, somos nós entregues à nossa própria escolha. Aí, tenho em atenção a minha idade e o meu tipo de pele, de resto é olhar ao preço e não me esquecer de o usar todos os dias e todas as noite para obter o efeito que pretendo (?).

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  9. Aceitar o envelhecimento é bem difícil mas esse é o verdadeiro trabalho.
    ~CC~

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  10. Longe vão os tempos em que me preocupei com isso dos cremes para tudo e mais alguma coisa. ( e as rugas ficavam na mesma)
    Quando descobri que o velhinho creme Nívea, aplicado na pele bem limpa e tonificada, me deixava fresca e com a pele mais lisa e rejuvenescida, proibi a minha filha de me oferecer cremes 'próprios para a minha idade'. :)

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  11. Manu,
    Obrigada pelo elogio. :) Acredito que todas passamos uma ou outra vez por este sentimento estranho face ao tempo que passa por nós.

    Papoila,
    Não há milagres, mesmo. Destes, pelo menos… :)

    Bea,
    Eu não acredito nem nos caros nem nos baratos. Por isso, opto preferencialmente pelos mais em conta. Mais efeito terá a genética associada ao estilo de vida e à alimentação. Por isso o que me faz falta é mesmo habituar-me às marcas do tempo. :)

    Victor,
    Obrigada. A beleza interior deverá provavelmente residir na nossa capacidade de nos aceitarmos, de aceitarmos os outros e de sermos felizes. :)

    GM,
    Eu também não acredito nisso. É só marketing.

    Célia,
    É isso mesmo. Para quê complicar. Limpar, hidratar e já está.

    Catarina,
    É mesmo assim, mas no fundo gostamos de nos iludir. :)

    Benó,
    Pois, depois de comprar, convém usar. Eu sempre fui um tanto descuidada com esta coisa de aplicar creme no rosto. Agora é que o tempo me parece cada vez mais curto é que começo a ter mais atenção. :)

    CCF,
    Seguramente. E eu estou num treino intensivo. :)

    Janita,
    A conclusão é mesmo essa. Com nívea ou com outra marca que nos agrade, não vale a pena termos ilusões. Basta que nos sintamos bem.





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  12. Faço minhas as suas palavras neste post tão bem escrito, Luísa.
    Tendo usado ao longo dos anos, desde os mais baratos, de supermercado, aos caros e de marcas conceituadas, nunca percebi o porquê de, na mesma marca, haver creme para isto e aquilo, que me dificultava a escolha.
    A partir de uma certa altura, deixei de dar importância à variedade, compro o que penso ser adequado à minha idade e pele ( recentemente comprei do Lidl e garanto que não fica nada atrás dos que alguma vez comprei).

    Beijinho

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  13. Muito verdadeira a sua conclusão, mas na realidade, esse é um "mal" que afecta muita gente. Especialmente as senhoras :-)

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  14. Um texto estupendo, que poderia ser o epigrama de uma natureza morta do século XVII, género designado significativamente por "Vanitas". A natureza morta apresentava as coisas efémeras, como os frutos e as flores ou os símbolos da vaidade humana como os espelhos ou jóias, em oposição aos valores eternos como a salvação, que só se poderia encontrar em Deus.

    É curioso, que eu tenho tendência a parar junto às prateleiras dos detergentes e produtos de limpeza, à procura de novidades, de frascos e sprays com líquidos maravilhosos ou toalhetes desengordurantes, que instantaneamente poderão tirar as nódoas mais difíceis e entranhadas. No fundo, eu que detesto limpezas procuro o produto miraculoso, que limpe sozinho o fogão, o frigórico e o chão da cozinha, enquanto vejo televisão ou navego na internet. No fundo, tal como a Luisa, procuro o impossível nas prateleiras do supermercado.

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  15. Maria (cantinhodacasa),
    Tem toda a razão. Podemos iludirmo-nos pensando que se for mais caro é mais eficaz, mas eu não acredito nisso. :)

    Carlos,
    Lá isso é, dificilmente escapamos a este mal. :)

    Luis Y,
    No fundo é isso, gostamos de nos iludir, de sonhar com um qualquer milagre que nos facilite a vida ou nos mantenha jovens num passe de mágica. Achei graça à sua busca do produto de limpeza milagroso. :)

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