domingo, 24 de maio de 2020

Xerém


Ontem comi berbigão da praça. Guardei-lhe o caldo, seus sucos misturados com cebola picada, alho, coentros e azeite. Nesse caldo, cairá, logo mais, o carolo de milho, que farei por almarear* de tanto o mexer com a colher de pau, contrariado-lhe as bolhas e os salpicos que vai querer soltar enquanto coze. Umas pequenas gambas hão de cair nas papas ao final da cozedura. A anteceder o prato de xerém, terei aberto, de novo com alho e coentros, as conquilhas que apanhei hoje de manhã, pela maré.

*deixar tonto


27 comentários:

  1. !!! minha querida luisa! o teu prato é manjar para dar trabalho :) e aqui, no meio dos montes, onde vou eu encontrar marisco fresco, ainda com cheiro a mar?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada terra com seus aromas sabores, flor. Mas olha que isto das papas de milho é comida simples e coisa simples de fazer. :)

      Eliminar
    2. eu conheço as papas de milho, mas doces :)

      Eliminar
    3. Pois é, Flor, especialidade aqui da Beira; mas o que eu gosto mais é de tijelada feita no forno de lenha (já quase ninguém faz).
      Agora marchava uma ;)

      🌻

      Eliminar
    4. Cá também se fazem doces, flor.

      Ai, Maria, também sou fã de tijelada. :)

      Eliminar
  2. Cozinhar "carolo de milho"?

    Nunca tinha ouvido falar que o carolo de milho se podia cozinhar e que era bom para comer. A vida é mesmo uma aprendizagem constante, sem qualquer dúvida.
    .
    Um domingo feliz
    Cuide-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É farinha de milho numa moagem grossa, Rikardo. Coisa do campo algarvio. :)

      Eliminar
  3. O último xerém que comi foi imediatamente antes dos tempos do confinamento, num restaurante ao rés da Gulbenkian. Via-se que a receita tinha sofrido mutações até ali chegar, mas foi de perdoar a adição de açafrão (!), por exemplo, pelo bem que soube. Parece, agora, ter sido há uma eternidade...

    Bom apetite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não imaginaria semelhante fusão de sabores. Papas de milho com açafrão… E porque não? Por cá fazem-se com tantas variantes. As de hoje ficaram bastante boas. :)
      Boa noite, Xilre.

      Eliminar
  4. Gosto e sei fazer, sou semi-algarvia:)
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como acompanhamento ou como prato principal, gosto imenso de papas de milho, CC. Faço com alguma frequência.

      Eliminar
  5. As minhas amigas italianas gostam muito do que chamam de polenta, as papas de milho, muitas vezes juntando molho de tomate. Serve de acompanhamento de muitos pratos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a polenta italiana é mais ou menos como o nosso xerém, Catarina. No Algarve, temos, como sabes diversos modos de as preparar e também gosto da versão madeirense que resulta nos cubos de milho frito para acompanhar as espetadas.

      Eliminar
    2. Engraçado, eu comi esses cubos de milho frito com espetadas (em pau de loureiro, se bem me lembro) na Camacha, e nem pensei nas papas e muito menos no xerém ou na polenta: e afinal parece que isto anda tudo ligado :))
      🌻

      Eliminar
  6. papas de milho com gambas e que se chama xerém. Ignorava. Papas, sejam do que for, não são o meu forte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Algarve chamamos xerém às papas de milho, bea. Podem levar gambas, ou não. Fazem-se com amêijoas ou conquilhas. Ou com sardinhas de molho de tomate. Ou com ervilhas. Ou simples. Só para dar alguns exemplos. :)

      Eliminar
    2. ok. Não me parece que algum dia venha a gostar, salvo talvez se chegue a muito velha e já não tenha dentes e nem aguente placas dentárias. Aí o paladar deixa de ser o que foi e marcha tudo desde que já mastigado. Espero não chegar a esse estado de amorfismo.

      Eliminar
    3. Talvez provando o xerém algarvio... :)

      Eliminar
  7. A piada que achei! Ao post e ao desafio de receitas.

    Eu, algarvia me confesso, não sou apreciadora de papas. Milho é para as galinhas!

    Mas, não digo nunca. Andei anos a dizer que não gostava de açorda e agora converti-me.

    Um abraço Luísa,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo se aprende, Sandra. Até a gostar de papas. :))

      Eliminar
  8. Ummm. Nunca provei papas de milho, mas fiquei cheia de vontade de o fazer :)
    Acho que aqui pelo centro não é habitual

    ResponderEliminar
  9. Não faltam receitas na net. É experimentar, GM. :)

    ResponderEliminar
  10. Ao ler este texto sobre as papas de milho, voltei à minha infância.
    A minha mãe era algarvia e também eu vivi até aos 16 anos no Algarve. Ora em criança, a minha mãe obrigava-nos a comer, a mim e à minha irmã, papas de milho. Não sei como eram feitas, mas sei que por cima punha um pouco de açúcar amarelo.
    Porém...enquanto que a minha irmã adorava essas papas de milho...eu detestava-as, mas detestava mesmo! Mas tinha que comer e levava que tempos com as papas na frente, porque cada colher era um sacrifício.
    Nunca mais comi papas de milho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser forçado a comer o que se não gosta não ajuda a gostar. Mas, Dulce, talvez pudesse agora experimentar as papas de milho, não as doces, mas estas com outro tempero. Quem sabe se não descobre novos e inesperados sabores. :)

      Eliminar
  11. Nice post thank you Jamie

    ResponderEliminar