segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Intolerâncias

Uma Europa que se envergonha das suas origens e da sua cultura terá futuro?

7 comentários:

  1. Terá um futuro muito tiste.
    Rog

    ResponderEliminar
  2. Luísa,
    Segui o link e já li o artigo.
    Seria tão escandaloso que deve ser alguma brincadeira, só pode. Vou esperar para ver.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  3. Uma coisa eu acho errada, ou não punham celebração nenhuma ou também punham o Natal. Isto assim é que não é carne nem peixe.

    Agora, só um aparte da minha parte ;)... No Mundo inteiro sempre existiram mais muçulmanos que cristãos... aqui na Península Ibérica foram todos expulsos, das suas casas e terras, à espadeirada, e já cá viviam há muito tempo, antes dos 1ºs cristãos que eram menos de uma dedada no mapa, lá bem no norte da península. O melhor será não falar muito das origens ;)

    Isto não quer dizer que concordo com a asneira que fizeram, hoje em dia, ou punham todos ou nenhum ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Claro que não! Por isso estamos como estamos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Isa,
    A Europa tem, de facto, na sua origem a cultura judaico-cristã. O Islamismo é posterior ao cristianismo e os árabes chegam à Península Ibérica nos princípios do século VIII, conquistando-a aos cristãos. Por isso falamos de Reconquista a propósito das sucessivas batalhas que, até ao séc. XV, permitiram retomar o território sul peninsular aos "moiros". Agora, sobre a questão em causa, o problema está de facto na discriminação. Está certo que coloquem na agenda festas religiosas não cristãs, mas não colocar as que são basilares da cultura europeia...

    ResponderEliminar
  6. Não chamaria intolerância. Mas antes descriminação! Há anos falou-se em “abolir” por aqui as árvores de Natal nos espaços públicos. Continuam a ser armadas todos os anos... até um dia...

    ResponderEliminar
  7. Os extremos são sempre controversos, é o chamado nem 8 nem 80! Se somos um povo (europeu) com vários credos e confissões, ou bem que fazem agendas individualizadas por crenças e religiões, ou fazem uma que inclua todas elas!
    Só posso entender que tenha sido um erro tipográfico ;)

    ResponderEliminar