É tempo de azeitonas britadas. São as minhas preferidas. Irresistíveis.
Por estes dias apanham-se as azeitonas, ainda verdes. São pisadas, uma a uma, com uma pedra e com o cuidado de não lhes partir o caroço. São colocadas de molho numa salmoura. Ao fim de uns dez dias devem estar capazes para se lhes acrescentar o tempero: alho esmagado e orégãos. Muitos orégãos.
Adoro essas azeitonas! Quando as tenho à mesa, das duas uma: ou as tiram da minha frente, ou devoro-as todas...
ResponderEliminarBeijo :)
É assim mesmo, AC... ou vai ou racha. Se estão à vista, não se lhes consegue resistir. :)
ResponderEliminarEssa salmoura sabes, mais ou menos, que quantidade de sal leva, em relação à quantidade de água?
ResponderEliminarAdorava saber fazer isso... uma das coisas que a minha avá fazia e que eu não cheguei a aprender.
Bjos
Bem, Isa GT, é um bocado difícil dizer... a coisa vai um bocado a olho. As azeitonas da fotografia foram pisadas ontem e eram para aí uns dois baldes cheios delas. Foram colocadas num pote, cobertas de água e levaram cerca de um meio quilo de sal.
ResponderEliminarLuisa, o que eu gosto de azeitonas britadas. Faz-me lembrar o nosso Alentejo :)
ResponderEliminarEstas são algarvias...são irmãs gémeas das do Alentejo :)
ResponderEliminarNa culinária nacional, realmente há muita coisa "a olho" e felizmente até aprendi muita coisa dessa com a minha avó, mas esta vai ter que ser... por tentativas ;)
ResponderEliminarJá agora o balde era de 5 litros (mais ou menos do tamanho de um garrafão) ou menor?
Só espero não estar a ser chata ;)
Bjos
Já somos dois a preferi-las.
ResponderEliminarIsa GT,
ResponderEliminarEram baldes de 10 litros (que isto no campo é assim mesmo... em grande quantidade). Já agora sugiro-te aqui um link para o site Algarve rural onde podes descarregar o livro de receitas "Dieta mediterrânica algarvia" que tem, na p.28, uma receita de azeitonas britadas. Nessa receita há uma primeira fase em que se muda a água das azeitonas diariamente. Mas segundo indicações aqui de uma prima minha, dessa forma as azeitonas ficarão moles mais depressa. Ou seja, ela só mudou a água da salmoura ao fim de mais ou menos dez dias, quando colocou os temperos. Diz que assim as azeitonas conservam-se rijas por mais tempo. Cá em casa estamos a seguir os seus conselhos. A ver vamos. Aqui vai então o link:
http://www.algarverural.globalgarve.pt/site/index.php?module=ContentExpress&func=display&ceid=8
zeparafuso,
ResponderEliminare parece que não estamos sós... :)
Que bom ler aqui em dia festivo esta receita das melhores azeitonas do mundo. Pena que os médicos nos assustem com o mal que fazem já que o bem que sabem é algo que os algarvios conhecem bem. Palma
ResponderEliminarPalma,
ResponderEliminarO mal só poderá vir do excesso... se bem que com estas azeitonas caímos facilmente nele. Mas também não serão as azeitonas as culpadas... talvez o sal, não?
Gracias ;)
ResponderEliminarBjos