terça-feira, 14 de setembro de 2010

A vida secreta dos objectos - os bailarinos de cerâmica


Ainda não foi desta.
Mais uma vez a senhora das limpezas esfregou-nos suavemente com o pano macio e colocou-nos de forma segura em cima do móvel. Como sempre ficámos a uma razoável distância da quina da estante e nem que soprasse a maior corrente de ar pela porta da varanda entreaberta isso seria suficiente para nos arrastar até ao abismo e facilitar uma queda tão acidental como ansiada.
Ansiada sim! Este desejo suicida de transformação em cacos está a tornar-se numa verdadeira obsessão. É que não dá mais para aguentar esta vida.
Ma onde é que o malvado do ceramista tinha a cabeça quando decidiu criar-nos nesta dolorosa posição??? Conseguem, por acaso, imaginar o que é passar vinte anos, já, de uma vida estática, fazendo a espargata? Ainda por cima tocando com a testa nos joelhos?
Isto parece muito fácil, não é? Bailarinos … e tal. É só elasticidade. Pois é. Mas dói… oh se dói! Então não nos podia ter torneado de pé, fazendo um arabesco… sei lá… Ao menos sempre olhávamos à nossa volta. Que inveja chegamos a ter daquelas bailarinas de plástico, montadas num mecanismo musical, que rodopiam suavemente quando lhe abrem a tampa do guarda-jóias! Essas sim têm uma vida boa. Ora dançam, ora descansam. Mas nós, não. Estamos condenados a manter esta posição de esforço até à eternidade… ou, se “Deus quiser” e o Diabo andar por perto, até ao próximo dia de limpezas…



4 comentários:

Vera, a Loira disse...

De facto, nesta posição é fácil ter instintos suicídas.

Isa GT disse...

Ainda bem que não consigo pôr-me assim, seria difícil levantar-me e lá ficaria à espera... de me limparem o pó lol

Bjos

mdsol disse...

Tenho um parecido!

Sempre gostosas estas "histórias de vida"

:))

Anónimo disse...

Yοu could certаinly see уour sκills in the
work you writе. Тhe arena hopes for moгe passionаte
writers suсh as you who аre not аfraid to
mеntion how they beliеve. All the tіme go afteг your heaгt.


my homepagе ... http://pchat.org/forum/profile/bradleyda