segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Saramago(mania)

Foi o Carlos Barbosa de Oliveira que me conduziu ao desafio do Rogério no sentido de manter viva a memória de Saramago. Também já passei pelo Saramago escolhido pela ariel. Estou já a sentir a atracção do turbilhão de Saramagos, por isso aqui vai ficar o meu. Dedico-o com particular afecto àquelas pessoas (e entre elas amigos meus) que costumam dizer que não conseguem ler Saramago porque escreve sem vírgulas. É o que dá a mania de opinar sobre o que não se conhece.

" De certeza que a mulher ajoelhada se chama Maria, pois de antemão sabíamos que todas quantas aqui vieram juntar-se usam esse nome, apenas uma delas, por ser ademais Madalena, se distingue onomasticamente das outras, ora, qualquer observador, se conhecedor bastante dos factos elementares da vida, jurará, à primeira vista, que a mencionada Madalena é esta precisamente, porquanto só uma pessoa como ela, de dissoluto passado, teria ousado apresentar-se, na hora trágica, com um decote tão aberto, e um corpete de tal maneira justo que lhe faz subir a redondez dos seios, razão por que, inevitavelmente, está atraindo e retendo a mirada sôfrega dos homens que passam, com grave dano das almas, assim arrastadas à perdição pelo infame corpo."

José Saramago - O Evangelho segundo Jesus Cristo

5 comentários:

  1. Este seu blog tem sido um dos meus passeios regulares neste mundo da blogoesfera. Por isso tomei a liberdade de transcrever o post sobre Quarteira para o Bloghttp://asvozesdosoutros.blogspot.com/.
    Se acaso nao concordar basta dar sinal rs. Uma Boa tarde. As vozes.....

    ResponderEliminar
  2. As vozes,
    Desde que cite a fonte, não há problema... feel free

    ResponderEliminar
  3. Há crianças que quando vêem no prato uma comida nova, dizem logo que não gostam, ora há pessoas que ficaram sempre crianças... nunca leram, mas não gostam ;)))

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Isa,
    É bem verdade. Mas também há amigos meus que experimentaram ler e não gostam. Mas isto é assim mesmo. E Saramago tanto gera paixão como ódio. Cultivemos a paixão!

    ResponderEliminar
  5. A maioria das pessoas que diz não ler Saramago, por causa da pontuação, está apenas a querer dizer que não o lê por ser comunista. Infelizmente, é o povinho que temos...

    ResponderEliminar