sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Ficar bem na fotografia


Os dias têm começado com aquela neblina que dilui o horizonte e aos poucos se vai evaporando sob o efeito do sol que, embora mais contido, não deixa de se mostrar implacável. O mar anda manso e morno, para meu contentamento. Meu e dos veraneantes que se deixaram ficar para o fim aproveitando o espaço livre no areal e a baixa notória dos decibéis que andam no ar. Casais de meia-idade ou a caminho da terceira, como o casal verde que chegou à minha frente. Verdes os calções dele, verde o vestido dela, verde a mochila, serventia dos dois. Casais jovens também, com crianças abaixo dos cinco, como o dos rapazinhos loiros da mãe de selfie-stick colado à mão direita. Instalados a poucos metros de mim, só dei verdadeiramente por eles quando já se ocupavam à beira-mar. Os meninos saltitando, o pai olhando, a mãe fotografando-se. A mãe fotografando-se. A mãe fotografando-se. A mãe fotografando-se. 

De pé, de costas para o mar. De lado, ombro esquerdo ajeitado, anca esquerda ligeiramente elevada. De joelhos na água da rebentação, cabeça inclinada para trás, cabeça reclinada para o lado, cabelos sacudidos pela brisa. Deitada de barriga para baixo, joelhos fletidos, pezinhos no ar. De novo de pé. Braço em riste, alongado pelo pau que suporta o telefone na extremidade, cuidando de evitar alguns salpicos. Distraio-me dela mergulhando nas páginas do livro. Viradas uma vinte, torno a olhar o mar e lá está a mãe fotografando-se. A mãe fotografando-se. A mãe fotografando-se. Repete as posições. Perto de uma hora deve ter passado. De vez em quando, passa em revista as fotografias já tiradas, apaga algumas menos conseguidas, presumo eu, e volta à sessão. Em algum momento há de ficar bem na fotografia.

13 comentários:

  1. é pena não aproveitar o tempo que tem para estar com os filhos e brincar com eles. Deve ser menos cansativo
    :)

    ResponderEliminar
  2. Tirar muita foto é desperdiçar o momento é isso já eu aprendi !!! Bj

    ResponderEliminar
  3. Já tive mais vício de fotos. Aprecio pormenores, kkk

    Hoje » Amplexos de amor

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta-Feira

    ResponderEliminar
  4. um dia será vedeta...
    e assinará autógrafos... na areia!

    ResponderEliminar
  5. Luísa, tens uma capacidade descritiva tão apurada, que segui todos os movimentos da senhora, das crianças e do marido, novamente da senhora...até ao último clique! :)

    Isso das selfies nem deixa que as/os amantes das mesmas, tenham tempo e disponibilidade mental, para apreciar o que fotografam, quando se fotografam...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Adoro fotografar, mas selfies não. Aliás tirando a neta nem gosto de fotografar pessoas.
    Quanto ao texto, está muito bom
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. Puxa..é gostar de selfie.
    Tive que rir...perdendo olhar a natureza maravilhosa1 bj

    ResponderEliminar
  8. A selfie integra o culto da aparência. Mas, à parte isso, Setembro entrou benévolo. A praia está um sossego, o sol deliciosamente ameno, o mar uma acalmia temperada. É certo que as gaivotas chegam mais cedo, os cardos secos semeados aqui e ali pela areia, os oblíquos do sol fulgem em espelho e o ar amarela. Ao longe, a neblina continua refém da água.

    ResponderEliminar
  9. Que desperdício de tempo...

    Beijinhos, Luísa :)

    ResponderEliminar
  10. Ele devia estar a concorrer a um concurso de "selfies" ! :)) As "selfies" são uma autêntica paranóia !!!

    ResponderEliminar
  11. A sessão aqui descrita foi mesmo assim, prolongada. Creiam que não exagerei. Até fotografei as várias posições. As selfies são coisa comum, corriqueira, não há quem não tire uma ou esteja num grupo que o faça. Mas esta mulher abusou da coisa... :))

    Um bom domingo para todos vós: Janela Indiscreta, Gracinha, Larissa, Manuel, Janita, Elvira, lenalima, bea, Maria, Ricardo!

    ResponderEliminar
  12. E depois deve ter-se limitado a 'postar' os joelhos com o mar ao fundo, remetendo-nos humanitáriamente para a imagem dos amputados feridos em consequência da guerra, esses pobres sem pés a quem das pernas só restam os cotos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe, Tétisq, essas fotografias tão artísticas, não é? :))

      Eliminar