quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Rolamentos e outras peças


Há meses que a máquina de lavar roupa se queixava. A cada lavagem subia o tom dos gritos que dava. Rodava o tambor e tromtromtromtromtromtromtrom troava ela sem descanso. Os rolamentos, diziam-me. São os rolamentos.

Há semanas que eu tinha ligado para o senhor das máquinas. Que sim, que viria, mas me ligaria ou eu a ele de novo já que andava muito ocupado. Eu, agora em descanso de fim de verão, liguei de novo, que estava por casa, que facilitaria. Que sim, combinou o senhor das máquinas. Para hoje. E cumpriu. Pouco passava das nove, estava já em ação, desaparafusando, rodando, retirando peças. Eu satisfeita, apenas me atrasaria um pouco a manhã de praia. Uma hora passada, se faz favor, clama o senhor das máquinas. Atiro o livro para o lado, pequena corrida corredor adentro, quanto é que ele me vai cobrar? Afinal não, ainda não acabou. Com muita calma, explica o senhor das máquinas o mal da minha. Até era só um dos rolamentos que estava gasto, o outro, como vê, está novinho ainda. O problema é o retentor que está danificado. Rolamento até tinha para substituição mas o retentor tinha que ver, com eles, se havia disponível naquela medida. E parece que agora há mais medidas do que antigamente. Ia ver, ia ver com eles. De tarde viria concluir o trabalho ou, na falta do retentor, me telefonaria.

Ao final da manhã, a praia ainda estava no mesmo sítio, menos mal para quem quer aproveitar o bom tempo que faz. Lá fui. Agora, já a tarde vai a meio e no mesmo sítio está também a minha máquina de lavar. Totalmente desmontada, tambor de fora, parafusos em espera, um puzzle em construção e um enigma por resolver. Voltará hoje o senhor das máquinas?


14 comentários:

  1. Esses senhores são uma incógnita!;)), mas tenha esperança, ele volta.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Não confie muito. São sempre uns mentirosos. Existem sempre desculpas :))E é se não sobrarem peças :))

    Hoje » Sou a hora perdida dentro do aconchego

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira

    ResponderEliminar
  3. Senhores e donos das máquinas e do nosso tempo!
    :)

    ResponderEliminar
  4. Luisa o texto está muito real mas....
    Se calhar lá terá que comprar uma máquina nova :((
    Oxalá o Srº da máquina lhe resolva o problema

    ResponderEliminar
  5. Ultimamente posso parecer-te um bocado derrotista. Não sou. Não sei é, por vezes, expressar, através da escrita, aquilo que me passa pela mente.
    Vou passar a ter mais cuidado com as palavras...resumindo e concluindo, Luísa...se o conserto da máquina ficar muito dispendioso...incluindo mão-de-obra, deslocações, peças, etc. etc.- compra uma nova! :))

    ResponderEliminar
  6. Parece que têm prazo de validade...
    Boa sorte ;)

    ResponderEliminar
  7. Já nada é como antes, agora as coisas são feitas para não haver concertos, é tipo usar e descartar.

    Beijinho Luísa, peço desculpa pela minha ausência.

    ResponderEliminar
  8. Aqui não encontra quem faça esses trabalhos.
    Avariou?
    Deita fora e compra outra.

    ResponderEliminar
  9. Hummm....melhor aproveitar o sol e o mar ainda vestidos de verão. Quando a minha máquina avariou fiquei vários dias sem ela (o meu senhor das máquinas não esteve com meias medidas e levou-a). Também não sei o que lhe fez, parece que levou uma peça nova e de que não lembro o nome. Mas não posso garantir que a tenha trocado. Digamos que acredito.
    Boa praia:). E muita paciência.

    ResponderEliminar
  10. consertos? hoje em dia? não sei, não!

    parece estar tudo concertado para usar e deitar fora...
    tudo cada vez mais descartável ...

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. Conheço uma história de alguém, infelizmente já falecido, que julgando-se perceber de máquinas de lavar roupa, quando comprou uma, quis montá-la na cozinha e fazer um vistaço que o sabia fazer. As antigas e acho que as modernas também o têm, uma placa de cimento para fazer contrapeso. Ele achou que a placa não estava lá a fazer nada e retirou-a.... :))))
      Quando pôs a máquina a trabalhar, dando graças à sua habilidade. Na primeira centrifugação apanhou um valente, a máquina desatou aos pulos pelo cozinha fora. Partiu mosaicos e acabou por se escavacar toda ! Deve ter custado um dinheirão, mas ele acabou por se desmanchar a rir que nem um perdido !!!

      Eliminar
  12. O senhor das máquinas sempre veio. Mal postada estava a dúvida e já ele me batia à porta. O trabalho foi demorado mas, julgo que apurado. A conta foi pesada, mas para já não sobraram peças e o desempenho da máquina está conforme. Espero que dure. :)

    Obrigada a TODOS!

    ResponderEliminar