terça-feira, 11 de setembro de 2018

Ao sol


Ao contrário do que costumo fazer, coloquei o guarda-sol o mais atrás que que consegui. Escolho sempre a linha da frente, ali onde a areia seca faz fronteira com a areia molhada, assegurando-me de que ninguém me tira a vista sobre o horizonte e a rebentação das ondas, coisa que nem sempre se vem a comprovar já que, depois de mim, outros chegam com a mesma ideia e nem se importam do maior esforço que precisam ter para enterrar o pau da sombrinha. Hoje, escolhi ficar de observadora de todos quantos chegassem depois. Atrás de mim só a barraca de apoio dos nadadores-salvadores, erguida sobre um pequeno morro, a oeste do restaurante da praia. Para dizer a verdade, a opção do lugar deveu-se sobretudo à vontade de querer ficar num recanto que me pareceu mais abrigado do vento leve que soprava naquele momento. Tenho sempre receio de que uma rajada mais forte me vire a sombra e me obrigue a correr atrás de um potencial desastre. Verifiquei depois que foi receio infundado. O vento não soprou mais, não precisei sequer de segurar no chapéu de sol, as mãos totalmente livres para virar as páginas da história que foi comigo para a praia. Acabei por não observar, como pensei que faria, os veraneantes que depois de mim foram chegando. Reparei, no entanto, no homem que tinha uma cadeira sem sombra, três a quatro metros à minha direita. Do excessivo sol que já tinha apanhado, ostentava um forte bronzeado cor de vinho. Interpretei-o nórdico, pelo tom do cabelo e pelo branco translúcido que imaginei para a pele escondida sob os calções de banho.

24 comentários:

  1. Acontece mesmo que estejamos alheados de tudo há sempre um pormenor que nos chama a atenção , neste caso o homem da cadeira sem sombra.
    Como sempre um belo texto.
    Uma Boa Semana

    ResponderEliminar
  2. Seria o homem nórdico? O tom de cabelo ainda viste, agora o que imaginaste sob os calções, já são outros quinhentos...Ah, como a tua bendita imaginação viaja, Luísa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu achei que sim, Janita. Imaginamos sempre qualquer coisa observando os outros. :)

      Eliminar
  3. Hummmmm tudo muito bom, mas essa imaginação por destro dos calções:)) kkkk

    Bjos
    Votos de uma boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Larissa, só imaginei o contraste da cor, nada mais. :)

      Eliminar
  4. Evidente que tivesse boas insinuações... Sol forte... bronzeado à vista... Muito bom!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era lá muito bom, não, Célia. :) Mas trivial o suficiente para contar aqui.

      Eliminar
  5. Setembro está a revelar-se um bom mês para férias e as vistas parece que também estão boas :)

    ResponderEliminar
  6. Uma conversa sob o sol. Na praia. O que mais sinto nesta aproximação encalorada de Outono é que, este verão, eu e a praia nos perdemos uma da outra. E a perspectiva de nos encontrarmos no futuro parece-me obscura. Tem a vantagem de invejar qualquer pessoa que vá sentar-se na areia sob o guarda sol com um livro na mão e mais nada para fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não há praia, há campo. Até uma varanda na cidade, bea. Vale é descansar. :)

      Eliminar
    2. Não. A praia não me é apenas descanso. É antes um amor muito único e insubstituível. Para além de uma necessidade unilateral:). Ela vive bem sem mim, eu vivo mal sem ela:). Fazer o quê?!...

      Eliminar
  7. Um escaldão a caminho?
    É essa a ideia que dá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo já não era escaldão, Pedro. O homem tinha mesmo um bronzeado em tom de vinho. Uma coisa estranha, até. Por isso me chamou a atenção.

      Eliminar
  8. Cada vez há mais informação disponível sobre os problemas da exposição negativa, a horas impróprias, ao Sol, mas penso que o ser humano naõ tem respeito por ele próprio e pelos outros. Por ele próprio porque pensa que está impune a um possível cancro da pele, ou uma insolação. Pelos outrso porque se contrair uma doença grave, o Serviço Nacional de Saúde, é pago por todos nós, os conscienciosos e os irreverentes estúpidos (passe a expressão !!!).

    Bem escrito Luísa. Gostei !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A hora do dia até não estava mal, que eu saí da praia pelas 11h30. O senhor bronzeado é que também deve apanhar sol noutros horários.
      Atualmente não faço questão nenhuma em bronzear e na praia, fora os momentos em que vou à água ou caminhar, estou sempre à sombra.
      Obrigada, Ricardo.

      Eliminar
  9. Ontem também estive na praia e o vento não me pregou nenhuma partida e o guarda -sol nem se mexeu.
    Curiosamente também vi um homem estilo tomate, que me impressionou, geralmente são estrangeiros
    Não entendo como com tantos avisos sobre cancros de pele ainda há gente que se expõe desta maneira.

    https://existeumolhar.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mal ainda vem longe e ninguém quer pensar nele, Manu...

      Eliminar