quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Floripes

Conta-se que Floripes era uma moura encantada que vagueava de noite pelas ruas estreitas de Olhão. Toda vestida de branco, com longos cabelos louros, aparecia de madrugada aos pescadores que, por receio, não chegavam a falar com ela. Porém, em tempos, um desses pescadores ter-lhe-á perguntado quem era e porque aparecia assim. Ela contou que tinha sido encantada pelo pai, um mouro, quando este teve que fugir do Algarve. Disse também que para a desencantar alguém teria de seguir com ela num barco, que ela própria orientaria, levando duas velas acesas até chegar ao destino. Se chegasse ao local determinado com as velas acesas, ela perderia o encanto e a pessoa ganharia uma fortuna. Se não chegasse a esse local com as velas acesas, o barco afundaria, a pessoa morreria afogada e o encantamento manter-se-ia. O pescador não aceitou a tarefa e que se saiba nenhum outro quis correr o risco. Continua, por isso, encantada a moura Floripes.

A lenda da Floripes inspirou o filme.

Fonte:


Trouxe para aqui esta lenda do Algarve, para juntar às lendas que vários bloggers resolveram divulgar, convidando quem gosta destas histórias a publicar uma também. Deixo o link para a lista  das lendas já publicadas que a Afrodite criou e vai atualizando.

8 comentários:

  1. Ah, esta oiço desde pequenina, embora haja muitas nuances como é típico nas histórias orais...avós olhanenses:)
    ~CC~

    ResponderEliminar

  2. Bela lenda... muito bela e também triste, já que o encanto não se desfez!
    Mais uma moura encantada :)
    Gosto tanto destas lendas...!

    Obrigada Amiga por participares!
    Esta já lá está no nosso "Legendeiro" :D

    Um beijo especial...

    ResponderEliminar
  3. Claro que não sabia ! :) ... Realmente, esta não acabou bem ! :(
    ... E já agora, porque será que a grande maioria das lendas é sobre belas princesas mouras ?...
    Lá está ! ... Tantos anos por cá radicados os mouros e agora ainda se sente essa sua presença ! Ainda não foi esquecida ! :)

    Beijinho, Luisa

    ResponderEliminar
  4. Muito, muito interessante esta tua Lenda sobre a moura que vagueia pelas ruas de Olhão, claro que também a não conhecia muito menos o filme. Estive a ver alguns minutos, mas levo o link do Youtube para ver quando tiver mais tempo. Despertou-me mesmo o interesse.

    Também não sabia da lista criada pela Afrodite onde vai actualizando os links, vou já adicioná-la também à 'minha' Lenda.

    Obrigada, Luísa, um beijinho. :)

    ResponderEliminar
  5. Conheço ou melhor já li algumas lendas, que não consigo citar de memória, mas creio que esta é uma das mais fantásticas que já li, até porque prolonga a lenda indefinidamente no tempo! Muito boa, obrigado pela partilha

    ResponderEliminar
  6. Mais uma lenda que fiquei a conhecer.
    As belas mouras sempre encantaram... : )
    Obrigada por teres participado.

    ResponderEliminar
  7. Que linda esta lenda!! Não conhecia. As lendas são uma maravilha pelo encantamento que provocam em nós.

    Gosto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar