sábado, 5 de setembro de 2020

Que outras coisas perdi?

 (...)

Que outras coisas perdi? Quantas vezes na minha vida terei estado, por assim dizer, sentada no alpendres das traseiras, não no da frente? O que teria sido dito que não consegui ouvir? Que amor podia ter havido que eu não senti? 

São perguntas vãs. (...) Fechar a porta à dor, ao arrependimento, ao remorso. Se os deixar entrar, basta uma nesga autocomplacente, zás, a porta abre-se por inteiro e eis que entra uma torrente de dor que me rasga o coração, que me cega os olhos de vergonha, parte chávenas e garrafas, derruba frascos e estilhaça janelas, faz-me tropeçar, ensanguentada, em açúcar entornado e em vidros partidos, sufocando de pavor até que, num último estremecimento e soluço, fecho a porta pesada. Apanho os cacos uma vez mais.

(...)


Lucia Berlim, Voltar a casa

in Manual para mulheres de limpeza, Alfaguara, 2020

14 comentários:

  1. Tenho um livro desta escritora, não sei se é este, mas não gostei assim tanto.
    Neste caso, escreve sobre uma verdade que todos sabemos: o que não foi feito, não foi. Porque nem tudo pode ser feito, ouvido, vivido. Optámos. Coagidos ou livres, fizemos caminho. E não se volta atrás no tempo. Mas o remorso existe, quem pensa não deixa de senti-lo, somos pessoas e não cataventos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só li este, bea. É uma escrita vívida e vivida. Gostei.

      Eliminar
  2. Gosto muito de ler o que esta senhora escreve; e já li dois livros dela.
    Este extracto só vem confirmar isso mesmo.
    Bom domingo, Luísa.
    🍁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não tinha lido nada dela, mas gostei destas histórias. É provavelmente uma autora a repetir. :)
      Bom domingo, Maria!

      Eliminar
  3. Penso que nunca li nada dessa escritora
    ,
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante este pequeno excerto que nos dás a provar, Luísa.
    Não conheço a escritora, mas gostei das questões que levanta.
    Também eu me pergunto muitas vezes quantas coisas terei perdido na minha vida, por as não ter ouvido ou por não lhes ter prestado a devida atenção...

    Obrigada pela partilha de saberes. É essa a grande mola impulsionadora nesta coisa dos blogues. Assim, todos estivéssemos dispostos a prestar mais atenção nas coisas que vamos lendo por aí... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já procurei ler muitos livros/autores citados em blogues, e quase sempre o resultado foi bom, Janita. :)

      Eliminar
  5. Li todinho...mas apesar de serem várias histórias achei que algumas se repetiam muito. Gostei mas não me apaixonou. Já fo efeito "Ferrante" fui totalmente presa:)
    Boas leituras Luísa.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu que ainda não li nada da Ferrante... Mas, lá está, a lista dos livros a ler é infindável.
      Obrigada CC, e bom domingo.

      Eliminar