segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Identidades

 Nisto dos blogues (ou blogs, como se preferir) e respetivos bloggers, dei por mim a imaginar identidades. Claro que há os que conheço pessoalmente e os que conheço porque são figuras públicas. Há também os que até parece que conheço porque se apresentam através dos retratos que publicam. Há os que, por pouco, quase conheço porque levantam de vez em quando uma pontinha do véu. E depois há os incógnitos, os que se abrigam no pseudónimo. Esses, imagino que conheço. Em Faro, por exemplo, cruzo-me frequentemente com um desses meus bloggers imaginados. Deixou de publicar há vários anos, mas a imagem que criei dele corresponde sem tirar nem pôr a um homem franzino, nos seus quarenta e seis ou sete, cabelo escuro semeado de alguns grisalhos, calças justas, sapatilhas. Sempre que passo pelo homem, lembro-me do tal blogger. E assim, com  alguns outros,  sigo agarrada a pistas que considerei, a sinais que traduzi de uma ou outra maneira. Estarei, como é mais do que provável, completamente equivocada, mas neste jogo de identidades, que apenas se desenrola no meu pensamento, estabeleço laços invisíveis, invento gente, aguço a fantasia.

38 comentários:

  1. Comigo passa-se precisamente o mesmo, Luísa!
    Quem se mantém no completo anonimato, eu imagino alguém com determinadas características físicas que vou criando na minha mente, talvez levada pelas coisas que escrevem e, na maioria das vezes, é tudo ficção.
    Mas eu gosto também de aguçar assim a minha fantasia.
    Aconteceu-me isso com o autor de um Blog cujos "Ponteiros estão Parados" há quase um ano. Falava amiúde dos alunos e de certas peripécias que lhe aconteciam durante as aulas. Sempre o imaginei um senhor de meia-idade, a ficar calvo e de andar pesado e lento. Quando vi uma foto sua, pois também escreve/ia, num Jornal da cidade onde vive, era completamente diferente. Ainda hoje sinto saudades daquela figura inicial, que criei na minha imaginação... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Janita. Imaginamos determinadas figuras mas se acaso temos a oportunidade de as ver, deparamo-nos com algo muito diferente do imaginado.

      Eliminar
  2. Não me lembro de imaginar alguém:). Os blogues e bloggers são um mundo à parte que não cruza com o outro. A única coisa que imagino é que as pessoas são todas de longe, portanto, não se cruzam comigo. Elas estão lá, na sua vida longínqua. Também é verdade que não sou dada a imaginar características físicas, penso mais em pessoas pacientes ou o inverso, curiosas, sábias, sonhadoras, e etc. São qualidades mais traduzíveis na escrita e que me interessam mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada blogger, um mundo, bea. Mas por vezes há mundos que se cruzam. :)

      Eliminar
  3. Só inicialmente, por estas andanças, me apanhava a imaginar como seriam, o que fariam na vida. Sou péssima a dar um corpo a uma voz, pior ainda a fazê-lo pela escrita que, tantas vezes, é uma mistura de realidade com ficção. Assim, há muito tempo que, quem é, como é, o que faz se tornou acessório, importante para mim, e o que me mantém fiel seguidora de um blog é o que escrevem e, principalmente, como escrevem.
    É claro que uma vez ou outra, ainda penso como será aquela pessoa mas, coisa rápida, logo passa.

    Boa noite :)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. noname, claro que seguir ou não um blog nada tem que ver com a figura que o blogger possa ter. Mas há uma certa curiosidade que desperta e acaba por desencadear o exercício de imaginação que refiro. É uma coisa um tanto automática, quase independente da minha vontade. :)

      Eliminar
  4. Curiosa seu ponto de vista a respeito dos blogueiros que andam pelas nossas páginas e o que pensa a respeito.
    rs Mil imaginações, Luisa.
    Em outras redes sociais é mais comum postar fotografias pessoais , aqui somos mais discretos e isso é muito bom !
    _e como você eu imagino e invento figuras pelo jeito de escrever e publicar. E, com certeza tudo ficará assim na imaginação. São amizades bonitas ,invisíveis e gratuitas ,sem cobranças. Se houver cobrança, simples é parar de seguir rs
    Gosto e ler seus pensamentos e ver suas fotografias.
    E imagino-te alguém inteligente, amorosa e feliz.



    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há um certo mistério que se cultiva em alguns blogues, lis, e isso espicaça a imaginação, não é mesmo?
      Aqui a "imaginada" está a sentir-se favorecida com essa descrição, que não vou, por razões óbvias, confirmar nem desmentir. :))

      Eliminar
  5. Durante anos houve aqui um blogger misterioso em Macau.
    Que era alguém que ninguém suspeitava.
    Nem eu.

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Provavelmente terá outros motivos de interesse, Gracinha. :)

      Eliminar
  7. Não direi que nunca pensei no assunto, claro que já pensei, mas não é o aspecto que me interessa [nem o sexo, pois acredito que há por aí muito travesti ;)]. O que me interessa são as afinidades que sinto com o que escrevem, a empatia que sinto com a pessoa ou com a personagem que criou.
    Às vezes canso-me quando detecto demasiadas incongruências, ou tiques de superioridade e afasto-me.
    Outras há com quem gosto cada vez mais de 'conversar' (pessoas reais ou personagens, não interessa) e fazem parte da minha rotina diária.
    Não pretendo tentar conhecer ninguém nem tirar qualquer vantagem destes conhecimentos virtuais, embora sinta muito carinho (será amizade? Não sei!) por alguns bloggers.
    Vou deixar isso nas mãos do destino...

    Boa entrada no Outono!
    🍂🍁🍂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, Maria, que sejam os bloggers personagens reais ou fictícios, o importante é a afinidade que sentimos com o que publicam, o interesse que nos desperta a sua escrita, o espanto que nos suscitam. :)

      Eliminar
    2. Espanto e sobretudo admiração. Alguns/algumas escrevem tanto que por vezes revelam certos pormenores que os/as tornam facilmente identificáveis. Já me aconteceu identificar uma boa meia-dúzia... sem grande dificuldade, simplesmente segui uma pista e estava certa.
      Devo dizer que (com uma única excepção) informei sempre essas pessoas que já sabia quem eram: pareceu-me o mais correcto, embora nunca me tenha encontrado com ninguém.
      Da Luísa só sei que escreve bem (diz muito em poucas palavras), tira belíssimas fotografias (sem favor, tira mesmo!), mora ao pé de uma praia onde já fui muito feliz, partilhamos o signo e o gosto pela lua, tem uma franjinha e usa óculos: e isso me basta :-)

      Boa noite.
      🌿🌼

      Eliminar
    3. Penso que conseguimos identificar quem assim o entende, quem deixa pistas suficientes para isso. Eventualmente há quem deixe pistas sem querer, por descuido. De qualquer modo não sou muito dada à atividade de detetive. Fico-me pela imaginação. Obrigada, Maria pela gentil apreciação que faz desta blogger aqui. :)

      Eliminar
  8. Por acaso tenho o mesmo pensamento com alguns blogues!:))
    -
    O medo que espreita ...
    -
    Beijos, e um excelente dia! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre uns que nos suscitam mais curiosidade, Cidália. :)

      Eliminar
  9. Dos que continuam a visitar-me conheço um ou dois pessoalmente.
    Os outros adivinho-os através do que dizem.
    mas cada vez são menos...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso do adivinhar é que tem piada, Rosa dos Ventos. :)

      Eliminar
  10. Eu tenho imensa curiosidade e muita vezes tento imaginar como serão alguns bloggers, especialmente aqueles por quem sinto afinidde e que até julgo conhecer um pouco. Gostava de saber se são como os imagino ou se não tem nada a ver e sim, sei que muitos são persongens completamente diferentes do que imagino e não sei muito bem porquê, isso desilude-me. É como finalmente conhecer por exemplo um parceiro de trabalho de há anos e depois a voz não coincide com a imagem. Engraçado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dessa curiosidade que padeço, GM, mas o facto é que a realidade pode diferir bastante da imaginação. :)

      Eliminar
  11. O imaginário nos prega peças.
    Sou muito curiosa gosto de ver rostos.
    Mas também gosto de imaginar rostos!
    bjss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tive a oportunidade de conhecer pessoalmente bloggers que sigo, lenalima. Outros há que permanecerão sempre e só na imaginação. :)

      Eliminar
  12. É provável que nos cruzemos sim:)
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo CC... Um destes dias ainda nos cruzamos e nem sabemos. :)

      Eliminar
  13. Nós dificilmente nos cruzamos... só no nome! Há muito tempo que não viajo tão para sul.
    Isso também me acontece: imaginar as pessoas para lá do nome (muitas vezes fictício, como o meu), as palavras e as preferências.

    ResponderEliminar
  14. Esqueci-me de acrescentar que já tive a sorte de conhecer pessoalmente alguns bloggers. Não me arrependi. Foi e continua a ser gratificante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, deep, conheci alguns bloggers e não me arrependi, antes pelo contrário. Mas o mais importante é o prazer que tenho em ler o que publicam. :)

      Eliminar
  15. Acho engraçado esse jogo mental... perfeito para este mundo virtual!

    ResponderEliminar
  16. Acho engraçado esse jogo mental... perfeito para este mundo virtual!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um jogo meio automático, Dulce. Quando sei, já estou a pensar quantos autores de blogue poderei ter cruzado sem o saber. :)

      Eliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Este assunto das pessoas que se conhecem através dos blogs tem realmente interesse. Ao longo de 11 anos de actividade de blogger conheci pessoalmente gente muito variada de Norte a Sul do País e até no estrangeiro, nomeadamente no Brasil, nos EUA e ainda na Holanda, todos eles muito interessantes. Outros comentam o meu blog há muitos anos, aqui ou no facebook e nunca tive oportunidade de os conhecer pessoalmente. Com outros ainda troco e-mails regularmente sobre velharias, história, arte ou genealogia. É uma rede de gente com as quais partilho muitos interesses, mas não há exactamente uma necessidade de estarmos juntos com frequência ou de chegar a nos conhecer pessoalmente. Confesso que até aprecio estas amizades à distância.

    Como disse uma comentadora sua, nos blogs não estamos sempre a publicar fotografias de rosto ou de corpo e o que nos aproxima uns dos outros é uma comunhão de interesses.

    Confesso que há pessoas pelas quais aguardo sempre os comentários, mas que não sinto propriamente necessidade de lhe dar um rosto. O que me cativa nelas são as palavras.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como refere, LuisY, os blogs juntam pessoas que partilham os mesmos interesses. Para além das interações que se estabelecem, que podem eventualmente passar do plano virtual para o real, o que me seduz é sobretudo a diversidade de mundos que podemos descobrir sejam eles verdadeiros ou fictícios. Tenho aprendido bastante nos blogs. Eles são pistas para chegar a novo conhecimento. E claro aprecio o seu lado fundamentalmente lúdico.

      Um bom resto de domingo. :)

      Eliminar