terça-feira, 26 de novembro de 2019

Intermitências


Eu, que ultimamente pouco devo à assiduidade no que toca a atualizar este blog e que de regularidade também não me posso propriamente gabar, fico sem grande legitimidade para aqui vir arrazoar sobre as intermitências de blogs que tanto gosto de ler. Mas o facto é que elas me inquietam. Há os que avisam e me deixam numa espera sossegada. Se não avisam das ausências, quando dou por elas fico um pouco preocupada mas tendo a achar que é coisa passageira e que, sem que eu espere, um destes dias me surpreendem. E assim acontece. E quando acontece de me saltar de novo à vista uma sua atualização, é sempre uma boa surpresa, uma felicidade, mesmo que breve em certos casos. Outros há que, de repente, fecham a janela (isto dos blogs são mais janelas do que portas) e afixam uma tabuleta avisando que o acesso é reservado. Aí a inquietação é maior. Fico sempre sem saber se é uma forma de suspender o blog ou se é mesmo uma restrição de leitores. Respeito, compreendo, aceito, mas entristeço-me por não mais os poder ler.

20 comentários:

  1. Também me acontece. Mas desligo. O acesso reservado significa isso mesmo, que eu não faço parte da reserva, sou carta fora do baralho. Lamento, por vezes são de pessoas que gostava bastante de ler. Mas sigo em frente. Mandam-me embora e sou obediente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo, bea :)
      eu nem sabia que havia blogs com acesso reservado, mas como costumo dizer: estamos sempre a aprender...
      C'est la vie!
      🍃🍁

      Eliminar
    2. bea, outros blogues que sigo já têm ficado assim, com esta mensagem, e depois voltam a abrir ao público. Pelo que a Susana refere, poderá ser a única forma de fechar o blog sem perder o seu conteúdo. Nunca me tinha apercebido dessa contingência do blogger. Em todo o caso é uma pena ver fechar um blog de que gostamos.

      Eliminar
    3. Maria,
      Há blogs que só são visíveis a grupos restritos de pessoas. Imagine um blog de alguém que apenas quer partilhar conteúdos com a sua própria família...

      Eliminar
    4. Sim, Luísa, tem lógica, simplesmente eu desconhecia, talvez por nunca ter tido um blog. Sei de blogs que acabaram mas continuaram "abertos ao público". A Flor também parou para pousio e deixou o blog visível, embora sem comentários.
      Pena terem fechado logo dois de que eu tanto gostava.
      Com a Paula aconteceu uma coisa estranha, senti que já a conhecia, a forma de ela escrever. E conhecia! Fiquei agora a saber pela ~CC~ que ela era a Miss Smile.
      Incrível!
      Talvez há um mês enviei-lhe um comentário e ela recebeu-me tão bem e trocámos comentários tão interessantes... enfim vou ficar eternamente grata à Senhora das Notas de chá e da Doce Pomba.
      Luísa não vou dizer mais nada aqui por respeito para com ela e para consigo também.
      Não vou responder a provocações de ninguém numa sala que não é minha.
      Se a Luísa não quiser que eu comente mais aqui, só tem que me dizer, ok?
      Eu vou continuar a vir ao seu blog, afinal já a sigo há tantos anos...

      Abraço.
      🍃🍁




      Eliminar
    5. Maria, fico grata pela visita e pelos comentários. Cultivo o respeito por todos e agradeço o respeito entre todos.

      :)

      Eliminar
  2. Tal como a senhora, preocupam-me muito mais as ausências de pé para a mão que as anunciadas. Infelizmente, nestas janelas, somo já três perdas definitivas, daquelas que não queremos aconteçam, mas é assim a vida, ou o fim dela.

    Os que passaram a restritos, não chego a perceber se é por ausência, cansaço ou sacudidela. Se é esta última, lamento que não tenham coragem de dizer, por favor não me siga ou comente, porque eu só fico onde me deixam e gostam que eu esteja, Mas isso não me tira o sono.

    Boa noite, e siga o baile :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que cá ando já testemunhei mais do que três perdas definitivas, noname. Nos blogs, como na vida, sentimos a partida daqueles com quem mais nos relacionamos.

      Sobre a questão dos que "fecharam" da forma que estamos aqui a referir, não há nada a fazer se não respeitar.

      Eliminar
  3. A Paula, ela terá os seus motivos...que, como vós, desconheço. Deu-nos tanto tempo Miss Smile, agora a Doce Pomba...eu já estou à espera do próximo. E gosto tanto dela...
    Alexandra, a nossa grande Alexandra, estou bem preocupada...espero que não haja motivo e que tenha ido só de férias ou à procura de um sonho maior. Essas duas meninas, grandes mulheres, fazem-me falta, mas na verdade não nos devem qualquer explicação.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há qualquer coisa aqui que não foi dita. Se, como refere a Susana, as pessoas encerram os blogues por serem molestadas por gente sem juízo; se na verdade encerram para todos e não há "convidados"; se quem tem um blogue cria mesmo certa relação com quem o comenta, pergunto por que razão não avisa por mail os seus comentadores (ou, na sua ausência, mesmo no blogue de quem o/a comenta). Se não avisa é porque são descartáveis e cada um vai à sua vida.

      Eliminar
    2. CC,a Paula, sim, maravilhosa na sua escrita, a alexandra g, espontânea, sem filtros, frontal, que espero regresse breve ao comando da sua hospedaria, mas também a Teresa dos Atalhos que de vez em quando suspende o acesso mas logo reabre a janela, coisa que desta vez está a demorar muito... Claro que não nos devem nada e longe de mim reclamar o que quer que seja. Isto foi apenas uma forma de expressar que lamento não as poder ler.

      Eliminar
    3. Bea, as razões podem ser tantas...mas dificilmente será por desprezo para com os leitores, acho eu...e concordo com a Susana, nem sempre a indicação dos "leitores convidados" é isso mesmo, pode ser simplesmente para deixar de ser acessível.
      Já encerrei um blogue simplesmente por me sentir por um lado aprisionada nele (no seu modelo) e, por outro, não querer mais ser lida por alguém que até me era próximo mas com quem as coisas não iam bem. Não queria que soubesse de mim. Não disse que ia abrir outro por simplesmente não ter a certeza que o ia fazer. Na altura nem sabia se tinha leitores, pouca gente comentava. Só hoje percebo, sei que havia gente que me lia. Claro que também sei que isto não são bem as amizades de pele, aquelas que ficam uma vida, mas posso dizer-lhe que quando estive doente o blogue me ajudou muito, assim como as pessoas que por lá apareciam a dar força, estou-lhes agradecida.
      ~CC~

      Eliminar
  4. Pois é mesmo uma preocupação. É qua do começam as Intermitencias, não tardam os fechos definitivos ou eu muito me angano. Quanto às "privatizações" respeito-as as entristecem-me...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, GM. Há que respeitar. Sempre digo que a blogosfera é um espaço de liberdade e cada um se exprime como e quando deseja.

      Eliminar
  5. Olá Luisa, :-)
    Quando um autor de blogue (no blogger) pretende fechar o seu blogue, tem duas opções: ou apaga tudo definitivamente ou deixa ficar lá o conteúdo, embora não visível para quem tenta entrar. No entanto, nesta segunda opção - a única para quem não pretende apagar o conteúdo do seu blogue - a mensagem que aparece é de facto a de o blogue ser apenas para leitores convidados. Mas isso não significa que o autor desse blogue tenha tencionado deixar pessoas de fora, apenas tencionou fechá-lo sem no entanto o apagar definitivamente. Trata-se somente de uma característica do blogger. Pelo menos há tempos era assim, provavelmente nisso não mudou.
    E faço minhas as palavras da CCF, de quem também gosto muito.
    Um beijinho, Luísa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Susana! Obrigada pela explicação. Nunca me tinha apercebido dessa característica do blogger. De facto se a única alternativa é essa para não apagar o conteúdo... Enfim, seja por que motivo for não há como não aceitar a decisão de cada blogger quanto ao seu espaço. Não pretendi tecer qualquer crítica, apenas manifestar a minha tristeza, não por "ficar de fora" de qualquer seleção de leitores, mas tão só por não mais poder ler quem eu gosto. É como se eu fosse fã de um artista que se retirasse de cena e que isso implicasse o desaparecimento da sua obra.
      Beijinho :)

      Eliminar