quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Gris


É hoje que vem pintar o cabelo? pergunta-me a dona do salão mal piso a soleira da porta. Não, Não. Nego com sorridente veemência. E, ao meu não convicto, logo junto o que me traz: agora só corto o cabelo. Já não volto a pintar, insisto, enquanto ela passa a tinta escura pelos cabelos de uma das cabeças ao seu cuidado e me admoesta: acho que a vou proibir de cá entrar quando tenho o salão cheio. Ainda dá ideias às outras clientes. Vou ficar sem trabalho, ora esta.
E eu, que vai para mais de dois anos, tomei a decisão, provavelmente irrevogável, de não mais esconder os fios brancos que por aqui vão ganhando terreno, entreguei a cabeça ao outro dono do salão e às suas tesouras. Esse, se depender de mim e da minha, por ora, sempre abundante cobertura capilar, não tem tão cedo o posto de trabalho em risco.

16 comentários:

  1. Quem tudo quer, tudo perde...:)

    Também ando há anos a pensar nisso mas, passados dois meses, vejo-me com um aspecto tão facilmente confundível com desleixo, que mudo de ideias. Só virando Yul Brynner e deixando que cresça todo como estiver . :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um corte curto ajuda, Janita. :) A coisa não é tão difícil assim.

      Eliminar
  2. Uma decisão arrojada que admiro.
    Eu não consegui e quando os brancos começaram a atacar a minha cabeleira preta, virei loira :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em miúda era eu loira, com o passar dos anos escureceu um pouco o tom e depois veio o tempo da tinta. Decidi que não envelheceria loira e assumi a coisa. Não foi muito difícil porque pintava num tom muito parecido com a minha cor de base. O corte ajudou. Mas não nego que é preciso ter mesmo vontade, Manu. :)

      Eliminar
  3. Digamos que é a decisão da Luísa se aguentar à idade:). Ninguém mais lhe vai dizer que parece ter menos idade e outras inverdades assim. Depois que deixei os brancos em liberdade, os homens de setenta e mais anos passaram a olhar para mim nas ruas, facto que tem o seu interesse:). O olhar deles é mais interessante, porque também mais desinteressado, já não são olhos de despir, são de quem pensa, esta velhota não está má de todo, ainda não coxeia e mexe-se mais ou menos. Além disso, outro dia no metro, uma cabo verdeana fez questão de me dar o lugar. Eu que me queixo de tudo e acho sinceramente que sou velha, nestes casos nunca me lembro realmente que o sou, fartei-me de dizer obrigada não é preciso, saio já ali, estou bem assim. Mas é que ela teimou e tive mesmo que sentar-me. Coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E estou a aguentar bem, bea. Só ainda não tenho o proveito de me cederem o lugar sentado... :)

      Eliminar
  4. ouvi dizer que o Gris está na moda Luisa, até nos países chiques do norte !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma tendência, sim, Ângela. Cada vez há mais mulheres a deixarem de pintar o cabelo. Creio que muitas terão essa vontade de se libertarem da tinta e sobretudo do preconceito de que não pintando parecem mais velhas.

      Eliminar
  5. Já tentei várias vezes mas de todas... voltei a pintar.
    De morena passei a «quase» loira com madeixas que sempre disfarçam os fios brancos.
    Tentei seguir o exemplo de uma amiga que cortou curtinho no inverno decidida a assumir o cabelo branco. Passou a andar de chapéu, boné, ou gorro e o cabelo foi crescendo meios escondido na fase tramada em que apetece desistir.
    Hoje, está um encanto. Curto mas não tanto, branco com madeixas cinzentas. Tudo natural.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que contar com um ano (mais ou menos) para a total eliminação dos cabelos pintados. Optar por um bom corte curto nessa fase de transição resulta bem. Estou contente com a minha decisão. Por enquanto não me apetece voltar a pintar.

      Eliminar

  6. Quando os fios brancos aparecem devagarinho de forma gradual e a dar-nos tempo de nos irmos habituando à indesejada e camaleónica fase da nossa vida, eu até compreendo que não seja assim tão difícil não cobrir os cabelos brancos.
    Mas para quem, como eu, antes dos trinta já tinha parte da cabeleira tomada com esses fios albinos, não resta mesmo outra solução que não seja a de pintar o cabelo todos os meses. Gostava de não ter de o fazer... primeiro porque é uma renda... e depois porque não deve ser nada bom para a saúde capilar!

    Beijinhos pintados (mas pintados com as cores da amizade)
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que tenho visto muitas mulheres jovens com cabelo branco/grisalho e ficam lindas. Pois se as jovens até os pintam de cinza propositadamente...

      E sim, Clara, é um descanso não ter que andar a retocar a raiz quase de mês a mês. Estou muito feliz com o meu tom natural. :)

      Eliminar
  7. Por acaso gosto das brancas, Kkkk :))

    Hoje, em edição especial:- :- Metáforas de amor (Poetizando e Encantando)

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta-Feira.

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca cheguei a pintar o meu, às vezes punha daquelas coisas para dar reflexos acobreados e que saíam com as lavagens.
    Quando apareceram os brancos resolvi esperar para ver... e ainda estou à espera ;)
    Habituei-me a eles e até gostava de ter mais...
    Por vezes dizem-me que pareço mais nova, mas eu não acredito; tenho espelhos em casa e esses não mentem.
    C'est la vie!


    ResponderEliminar
  9. Sim, é também uma questão de hábito, Maria. Convencionou-se que as mulheres deveriam pintar o cabelo e nem se dá espaço para ver que não pintando ficam igualmente bonitas e não parecem mais velhas por isso. :)

    ResponderEliminar