sábado, 12 de outubro de 2019

Turismo gastronómico


A viajante japonesa viu a fila de pessoas para entrar no restaurante self-service onde costumo almoçar nos dias de semana, deduziu que ali se comia bem e postou-se também em espera. Confirmou comigo e com as duas colegas que me acompanhavam que sim, ali se comia bem. Perguntou como funcionava, que pratos havia, fotografou a ementa afixada na porta e pediu-nos que passássemos à sua frente para ela ver como fazíamos. Lá lhe fomos explicando o menu disponível, que a comida se pagava a peso, que podia misturar o que quisesse. Fora os habituais grelhados de peixe e de carne, as saladas, os legumes e outros acompanhamentos, destacavam-se, como pratos do dia, o cozido à portuguesa, peixe frito e francesinhas. Oh, sim francesinhas. Tinha-as visto no Porto mas não chegou a provar. Seria então no sul que as experimentaria. Já tinha visitado as principais cidades do norte e do centro, quase todas do Algarve e seguia agora para Lisboa onde apanharia o avião para Toulouse. Na linha de montagem, também se serviu de alguma carne e couves do cozido. Quando nos despedimos, tinha o prato limpo e esfregava a barriga mostrando-nos a sua satisfação com a comida portuguesa e o seu desgosto por só ter um estômago e o dito estar lotado.



12 comentários:

  1. A natural simpatia e disponibilidade dos portugueses, dá sempre bom resultado, por isso gostam tanto de cá vir��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Manu, a hospitalidade é uma das nossas mais-valias... :)

      Eliminar
  2. Desconfio que a viajante, natural do país do sol-nascente, comeu a francesinha no Algarve, mas à moda do Puorto, carago! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também comi francesinha, Janita. Costumam ser muito boas. :)

      Eliminar
  3. Nunca imaginaria que uma japonesa comesse tanto :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu, bea, e muito menos comida assim do tipo "enfarta-brutos". :)

      Eliminar
  4. Luísa, e era magra (como só as nipónicas conseguem ser), ou era assim mais para o gordinho?
    Fiquei seriamente preocupada com a elegancia dela... 😄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, não era muito magra, Maria... Ela já andava a viajar há algum tempo por Portugal. :)

      Eliminar
  5. Também fiquei surpreendida de ter escolhido uma comida pesada como o cozido, mas, se for bem feito, o cozido agrada a quase toda a gente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, Catarina, era uma turista que queria conhecer os sabores do país visitado. E acho bem. :)
      O cozido, tal como as francesinhas, costuma ser bom neste restaurante.

      Eliminar
  6. Vi excursões e excursões deles em Óbidos no Fólio este fds, não vinham ao Fólio mas ver a vila. E justamente uma coisa que me causou espanto foi não pararem para comer nada, não os ver nos restaurantes nem nos cafés, às vezes pergunto-me onde comem. Essa rapariga não seguia o padrão comum:)
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, CC, também costumo ver os turistas japoneses em grandes grupos. Esta viajava sozinha. Não seguia, pois o padrão comum. :)

      Eliminar