quinta-feira, 17 de outubro de 2019

A guerra dos sexos


O colega Homem quer imprimir a cores, mas a máquina responde-lhe que tem falta de tóner. E agora?

A colega Mulher lá vai acudi-lo, abre uma porta da máquina, inspeciona os contentores de reserva, verifica que é preciso substituir o rolo com pó amarelo, retira o consumível consumido e introduz o novo. Já está.
E acrescenta, alto e bom som, para os restantes colegas Homem ouvirem: uma Mulher não precisa de um Homem para nada!

Um segundo colega Homem lança de imediato o contra-ataque. Só para abrir frascos de conserva! E ainda se gaba de quando a mulher se zanga e decide deixar de lhe falar. Nessa circunstância ele resolve o caso apertando bem os frascos em uso lá por casa. É remédio santo, diz. Logo, logo saem palavrinhas mágicas da boca da consorte. Podes desenroscar o frasco?

Eu assisto à guerra, barricada atrás do ecrã do computador, disposta a defender a minha neutralidade e a ocultar dos beligerantes que nunca mudei o tóner daquela impressora e que preciso recorrentemente de alguém que me abra os frascos de conserva.

26 comentários:

  1. A sério? Mas abrir um frasco de conserva, de compota é facílimo. Basta bater umas duas ou três vezes com a tampa (em esquina) em cima da bancada(não é preciso muita força) e logo abri-la é canja :-)

    Uma mulher não precisa mesmo, de homem algum para abrir conservas, mudar lâmpadas ou mesmo o tonner da impressora, mas dá jeito que sejam eles a sujarem as mãos ahahahahah

    Boa noite, Luisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "coisinhas" (piada privada para a Noname) (sorrisos)

      Homens e mulheres não são iguais, ou, se calhar, já foram mais diferentes... Já não o posso fazer, mas quem pode, pode sempre culpar as mães que, tiverem oportunidade para "moldar" mentes mas sempre fizeram a separação marido do filhote querido e deixaram, ao longo de décadas, a tarefa difícil para a noiva to be (brincadeira).

      Penso que, mal estará o homem que necessite de gabar-se servir para abrir frascos... ou mudar lâmpadas...

      Mas sim, e fico feliz por isso, hoje, a mulher, não necessita de um homem para nada.

      Em todo o caso, tudo ganhar cor, sabor e sentido com a partilha...

      Beijinhos e bom fim de semana, gostei muito do texto








      Eliminar
    2. Sempre bem disposta noname! :)) Eu bem bato na tampa, mas está quieta...

      Eliminar
    3. Sam Seaborn, a educação que se dá é importante mas nem sempre bastante nestas questões. Não pense muito mal do Homen desta história, que aconteceu em tom galhofeiro. E, como diz, o que vale é a partilha e a entreajuda. :)

      Eliminar
  2. Pois eu, hoje, vou ser curta e concisa.
    Precisar, precisar, precisa-se sempre de alguma coisa, seja Homem ou Mulher.
    Não havendo, também se remedeia!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Janita. :)
      Independentemente do género, cada pessoa tem mais ou menos capacidades para isto ou aquilo. Quando não se sabe ou não se pode, recorre-se a quem sabe ou pode.

      Eliminar
  3. Ahahahahah! Nem para as latas de conserva, nem para mudar o toner, mas nada contra. Cada um/a fez como achar melhor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. flor, essa gargalhada é que me deixa feliz. E é isso, cada um ou uma safa-se como pode ou como quer.

      Eliminar
  4. Onde é que assino o comentário da Janita?? :)))
    Bjs, bfds

    ResponderEliminar
  5. Podemos tentar ser auto-suficientes, mas há sempre algumas coisinhas para as quais ter um homem por perto dá muito jeito.

    Desnecessário será dizer que o mesmo se aplica ao homem. : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Absolutamente, Catarina! É um caso exemplar de vice-versa.

      Eliminar
  6. Às vezes um homem até dá muito jeito, mas nem SEMPRE‼
    Há aparelhos especiais para abrir as latas de conserva e frascos de vidro e, eu tenho um‼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ematejoca, eu tenho um abre-latas elétrico que funciona lindamente e que até já nem precisa de funcionar pois praticamente todas as latas vêm com a chamada “abertura fácil”. Já para os frascos não conheço aparelho melhor do que umas mãos que costumo pedir emprestadas. É que eu para abrir frascos sou mesmo fraquinha, fraquinha. :))

      Eliminar
    2. Luísa, mas quando essas mãos não estiverem à mão de semear, faça assim:
      Acenda um bico do fogão e depois passe a tampa do frasco pela chama (assim estilo toca e foge, para não aquecer muito o conteúdo do frasco); vai ver como é fácil abrir depois :)

      Bom fds

      Eliminar
  7. Detesto ouvir esse tipo de observações como as relatadas no episódio que contas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, o episódio decorreu em tom de brincadeira, mas demonstra bem como ainda estamos tão condicionados a estereótipos de género.

      Eliminar
  8. são coisas parvas de se dizerem em pleno século XXI

    Beijinho | danielasilva-oficial.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniela, … e que não se deixam de dizer muito facilmente. Provavelmente precisamos de mais um século para esbater a parvoíce.

      Eliminar
  9. Esta guerra de sexos faz-me confusão.
    Todos em dado momento precisamos de alguém.

    ResponderEliminar
  10. Como já aqui se disse, acho toda a conversa uma palermice pegada. Qualquer dos sexos pode viver sem o outro. Mas não é a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  11. Bom eu nunca precisei de homem nenhum para abrir um frasco de compota. No dia 14 deste mês assisti a uma conferência sobre igualdade de géneros dada pelo professor e escritor Carlos Alberto Correia. Ele começou por explicar que antes de catalogar a humanidade em géneros ela se diferenciava por sexos e explicou as diferenças que a ciência encontra entre elas.Disse que enquanto as mulheres usam indiferentemente os dois lados do cérebro e por isso podem fazer várias coisas ao mesmo tempo, o homem usa apenas o lado direito do cérebro, e parece que esse é o lado que rege a precisão. Disse que homens e mulheres são capazes de executar as mesmas tarefas e que se isso não acontece deve-se às condicionantes da sociedade.
    Deixando de lado tudo o que ouvi, penso que nem o homem nem a mulher precisam um do outro, mas os dois se complementam, dão verdadeiro sabor à vida e continuidade à nossa espécie.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira, sobre as diferenças entre sexos, há um livro interessante e divertido: "Porque é que os homens nunca ouvem nada e as mulheres não sabem ler mapas de estradas". Porque, efetivamente, somos iguais, mas somos diferentes e é importante perceber e aceitar isso sem se fazer discriminação ou crítica negativa. E, claro, a diferença não pode condicionar direitos nem deveres.
      Seres humanos, independentemente do sexo, precisam sempre uns dos outros.
      Beijinho e bom fim de semana para si também.

      Eliminar
  12. Uma postagem bem divertida onde quase todo os leitores t~em razão. Adorei!

    Beijo...Boa tarde...Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Pois é, a razão nunca está só de um lado, Cidália. :)
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar