sábado, 20 de julho de 2019

A água está fria


A água tem estado fria. As queixas vão se fazendo, especialmente à segunda-feira, no regresso ao trabalho, quando as colegas resumem o fim de semana ou as férias que terminaram. “Resumem” é talvez um termo pouco adequado para o tamanho das conversas que até se costumam esticar.

A água tem estado fria. Também a prima que veio de Paris se queixa, ela que agora instalou um spa e se banha em águas de temperatura controlada. Queixa-se, mas depressa se ambienta e cumpre a sua tradição pessoal de multiplicar mergulhos e braçadas para regressar carregadinha de energia à cidade luz.

A água tem estado fria. Comprovei-o eu também esta manhã. Assim que a primeira onda me lambeu os pés, senti um leve arrepio. Apressei a entrada do resto do corpo contando com a ajuda do sol escaldante e da cor sedutora do mar. A água estava fria, mas, envolvida na sua transparência quase excessiva, nadei e deixei-me embalar pelas pequenas vagas que rebentavam desencontradas, sublinhando o momento com traços de espuma.

13 comentários:

  1. Mas essa "raridade" da água estar fria, onde foi, Luísa ?

    Um beijo e bom Domingo.

    ResponderEliminar
  2. No Algarve, João Menéres. No Algarve, que sim, também tem água fria. :))

    ResponderEliminar
  3. Bom, na minha última ida ao Algarve a água estava gelada, nem consegui tomar banho. Mas na minha praia tem estado como Deus a manda e eu a gosto, um agrado acima dos 20ºC, muito, muito acolhedora. Ontem surpreendeu-me, arrefeceu um bocadinho. Mas continua boa pra carambo. Espanafrei o mais que consegui e depois cheguei moidíssima, o corpo a deslembrar, uma boa consequência dos banhos de mar em cadeia. Mas é verdade que consultei as temmperaturas nas praias algarvias e algumas são pouco apetecíveis.
    BFS, Luísa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como a Ângela (Portugalredecouvertes) diz, bea. Há de chegar o levante e com ele as águas mornas. Entretanto vamos "espanafrando" (adorei esta palavra) nos 18º graus que temos. :))

      Eliminar
  4. Uma raridade no Algarve em pleno Julho. Mas o tempo climático anda mesmo, como mínimo, muito "raro" nas mais diversas latitudes do Planeta. No entanto a Luísa deixa desde já exemplo de coragem e adaptação, face às "raras" circunstancias... :)
    Com votos de bom Domingo
    Abraço
    VB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raridade, rarirade, nem tanto assim, Victor. Todos os anos há dias de água fria no verão algarvio. Faz bem à circulação. :))

      Eliminar
  5. Lembro-me das águas algarvias mornas. Há muito que deixaram de o ser...

    ResponderEliminar
  6. Ela já amorna, Luisa, quando o vento começar a soprar do levante, e empurrar as águas do mediterrâneo para cá, mais turvas, mais quentes,
    mas aí vamos queixar-nos que ficará "abafado" ou seja a água fresca do Atlântico vai deixar de nos refrescar o ambiente!
    quem disse que a vida dos veraneantes é fácil ?! eh eh eh

    ResponderEliminar
  7. Verdade, Ângela. Venha o levante, então. Quanto às queixas, é assim mesmo. Só estamos bem onde não estamos. :)

    ResponderEliminar
  8. Estive uma semana por aí, há um mês, só tomei um banho.
    Entrei e saí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,
      Na verdade, já apetece uma água mais cálida. :)

      Eliminar

  9. Eu só fui duas vezes ao Algarve nesta vida (já que nas outras, se fui não me lembro) e das duas achei que a água era fria. Eu que sou uma friorenta nata e que fico "horas" a decidir-me dar um mergulho aqui nas ondas do mar do Norte, chego lá e faço a mesma figura! Bem... a diferença é que aqui o mar é vivo... e aí pouco se mexe e não mete tanto "respeito"!
    Este ano ainda não fui à praia... quem sabe Agosto me reserva uns dias bons para mergulhar!? (depois eu conto se sim ou se não)

    Beijinhos salgados
    (^^)

    ResponderEliminar