sábado, 9 de outubro de 2021

Enredo

 

Este sol baixo de outubro abrasa-me a pele. Refugio-me na sombra, ajeitando na areia a cadeira de praia. Fecho o livro por um momento e fico a observar os dois pescadores de ocasião que se atarefam a desenlear a linha, um segurando na cana, o outro procurando recolher o que a mais se desenrolou e se enrola agora na espuma das ondas que não dão tréguas. Alguns passeantes de beira mar param por instantes para ver o enredo, porém tarda o desenlace. Desistem do final da história e prosseguem a caminhada. Lembro-me de que ainda quero fazer uma compra antes do almoço e trato de recolher os meus adereços, sacudir o excesso de areia, ajeitar o chapéu na cabeça e dar por concluída a minha manhã balnear. Também eu não ficarei para ver como se resolverá o enredo da linha de pesca. Menos mal, que enredos, tal como os chapéus do outro, há muitos.

12 comentários:

  1. Uma tesoura dava jeito...
    Mas paciência de pescador....é sempre paciência de pescador!

    ResponderEliminar
  2. Como são bons os enredos da beira mar, fico sempre com saudade deles.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com bom ou mau tempo, não faltarão. Para já, o outono ainda sabe a verão.
      Bom domingo, CC.

      Eliminar
  3. As saudades que tenho de ser verão. A praia de Outubro não me chama.
    Mas a Luísa mora perto, pode espreitá-la de quando em vez. Com ou sem enredos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olhe que está autêntico tempo de verão. Talvez até melhor que agosto, bea. Agosto foi de muito vento; agora está mais ameno. :)

      Eliminar
  4. Ontem os meus netos ainda se banharam em Oeiras e foi difícil o pai tirá-los daquele enredo!
    Gostei do teu enredo.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas esse enredo de banhos terá sido bem docinho, Rosa dos Ventos. :))

      Eliminar
  5. Quando o dever nos chama, ficam os enredos entregues aos próprios enredados ou a quem os enredou. Tivessem os pescadores guardado a devida distância de segurança e nada disso teria acontecido...:)
    Também gostei e me diverti, com esse desenredar de linhas de pesca.

    ResponderEliminar
  6. Uma complicação aquela linha de pesca, Janita! :))

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito destes seu apontamentos, Luísa, onde participa sempre com um olhar supostamente revestido com um manto de neutralidade.

    Fique bem :)

    ResponderEliminar