sábado, 8 de maio de 2021

A carrinha do pão

 

Por estas bandas, até não muito distantes dos grandes espaços comerciais, ainda passam as vendas ambulantes. Quando eu era criança, o peixeiro vinha de motorizada. Agora vem numa carrinha comercial. E também há a carrinha do pão, que, mencionada aqui, me trouxe a imagem do dia de ontem, quando ao final da tarde, passando eu pela Estrada Nacional, observei uma das ditas. Ali estava parada, com a porta traseira levantada, enquanto o vendedor atendia o cliente. Naqueles poucos segundos do tempo da minha passagem, vi lá dentro o belo amontoado de pães, e talvez pela fome que já trazia comigo, quase chegou dentro do meu carro, vidros fechados e tudo, o seu convidativo aroma. Fiz o resto do meu caminho só a pensar no cheiro bom que deve reinar naquela carrinha.

17 comentários:

  1. Ai, o pão, o pão...a minha perdição e a perdição da minha vontade de perder peso, ou manter o que tenho, vá, que para modelo de passerelle já ia tarde...:)

    Aposto que chegaste a casa e foste directa à caixa do pão, Luísa. :))

    Beijinho


    ResponderEliminar
  2. Esse cheirinho é uma tentação, mas eu sou teimosa e não o ataco :)

    ResponderEliminar
  3. Na minha aldeia... há o padeiro, o peixeiro e a mulher da fruta!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vendedores de fruta, por aqui é mais os vendedores (sobretudo de laranjas) junto à estrada nacional.

      Eliminar
  4. Eu acho que tinha ido comprar um pão :) !
    Eu também sou daqueles que adoro o cheiro e o pão, mesmo que não tenha para pôr ou barrar nele,... só pão, se for bom (?), chega-me !!!

    ResponderEliminar
  5. Aqui tenho padeiro à porta mas também anda uma carrinha durante o dia a vender. A minha filha é vendedora ambulante de peixe fresco frutas e legumes!:)
    -
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Iam "morrendo" as carrinhas de pão...mas acho que a pandemia lhes deu novo ânimo, aí no Algarve passa uma no bairro que além do pão tem bolinhos caseiros e compro um de batata doce que é óptimo. Outra magia...face ao pão do supermercado:)
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummmm, bolinhos de batata-doce. Devem ser uma perdição. :)

      Eliminar
  7. Por aqui há cada vez mais carrinhas que vendem pão. São bastantes. E o negócio de venda de pão prospera e parece dar bons lucros a quem o faz e cose (as carrinhas são por conta). Mas, para obviar caminho e terem mais clientes, passam cedo. Os sacos de pão vazios estão pendurados na porta da frente, o padeiro traz o pão já dividido e é só colocá-lo lá dentro. Suponho que as pessoas paguem à semana ou ao mês. Quando se levantam, basta-lhes irem pelo saco do pão que continua pendurado. E têm pão mole na primeira refeição. Tudo se moderniza.
    Bom Domingo, Luísa.

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Uma boa solução para ter pão fresco, logo pela manhã. :)

      Eliminar
  9. Quando vim viver para Fátima o padeiro e o leiteiro ainda vinham deixar o pão e o leite à porta.
    Com o tempo foi-se perdendo esse costume.
    Ontem quando cheguei a casa tinha em cima da mesa do quintal um pão ainda quente deixado por um sobrinho.
    Uma delícia com manteiga a derreter!

    Abraço

    ResponderEliminar