domingo, 5 de julho de 2020

Unicórnios


Os dois unicórnios eram muito parecidos um com o outro. Corpos brancos, chifres de ouro. Vi-os chegar, à vez, cada qual com sua donzela. O primeiro manteve-se à sombra do guarda-sol da família da menina. O segundo correu para a beira-mar e lá esteve, embalado pela suave rebentação das ondas, durante todo o tempo em que estive na praia. As águas, claras e mansas, pareceram tornar-se mais brilhantes com a sua chegada. Dois metros diante de mim, instalaram-se os avós e seus três netos, a quem, a meio das brincadeiras, alimentaram a ovos cozidos temperados com mostarda. Ou seria maionese. Nem sei. As cores de todas as coisas presentes, mostravam-se mais intensas. Assim o branco da renda que forrava a cesta de praia da mulher sem guarda-sol, que se sentou dois metros à minha esquerda; assim o verde aveludado dos limos que cobriam as pedras descobertas pelo recuo da maré; assim o azul do horizonte que fundia mar e céu; assim o amarelo de uma pequena concha de madrepérola meio enterrada na areia. A manhã estava vibrante e nem as queixas do vendedor de bolas de Berlim, parado à distância de segurança da família de quatro que se abasteceu da sua doce mercadoria, conseguiram ensombrar a luz que teimava em pairar sobre os distanciados banhistas deste domingo.

10 comentários:

  1. Ainda bem que as pessoas estão a respeitar o afastamento social mesmo nestes dias de intenso calor. Oxalá assim continue pois o covid-19 está bem vivo e anda pelas praias como anda por todo o lado.
    .
    Um domingo feliz
    Felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Havia cuidado, sim Rikardo. As pessoas escolhiam o sítio onde instalar-se deixando espaço suficiente relativamente a quem já lá estava.
      Bom domingo.

      Eliminar
  2. Ainda bem que também consegues ver unicórnios :)

    ResponderEliminar
  3. Unicórnios brancos, de chifres enroscados e dourados, ondulando nas vagas do mar algarvio, vão ser a coqueluche deste ano, Luísa. Admirada ficava eu se os não visses... :)
    O tempo das 'gaivotas' já lá vai!

    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À falta de banhistas, venham unicórnios, Janita. :)

      Eliminar
  4. Um lindíssimo texto que aqui publicaste,eu gostei imenso,contudo,não sou lá grande fã de unicórnios,acho que isso é mais para as crianças e eu já sou uma mulher jovem mas muito crescida,com 34anos!! Beijinhos,muita paz e saúde para ti!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresinha, para quem não é fã de unicórnios, sempre se arranjam outras criaturas, desde que ajudem a manter vivas as crianças que há em cada um de nós. :)

      Eliminar
  5. As coisas que aparecem nas praias algarvias....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bea, eu bem digo e volto a dizer que não há praias como estas...

      Eliminar