terça-feira, 14 de julho de 2020

Um olho invisível


Não posso dizer que não ganhei para o susto. Ganhar até ganhei evitando o erro que estava à curta distância de um clique. Eu a carregar no botão de envio e o gmail a alertar-me, com uma daquelas janelas saltitonas, sobre a falta do anexo que eu pretendia remeter com a mensagem. Cruzes, que até me afastei ligeiramente do computador num movimento involuntário guiado pela inquietante surpresa. Como é que o gmail sabia que aquela mensagem carecia de anexo? Esta não passa de pergunta retórica já que é fácil perceber como acontece a façanha, mas que me incomodou sentir sobre mim o olhar invisível e obsceno da máquina, lá isso incomodou.

22 comentários:

  1. Lol. O gmail é muito inteligente

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. pá...esse computador é mesmo uma inteligência. O meu nunca fez nada semelhante. Lá me vai perguntado se envio a mensagem sem assunto e já não é mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bea, a questão do assunto já é corriqueira para o meu gmail. E até já nem me pergunta nada sobre essa matéria tantas são as mensagens que remeto para mim própria, normalmente com alguma imagem que pretendo armazenar ora no telefone, ora no computador... Imagino que se cansou de perguntar sobre isso. :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Lá está, Ângela. Se ele me perguntar sobre o assunto em falta, já não estranho. Desta vez foi diferente e surpreendeu-me.

      Eliminar
  4. Coitas das tecnologias! Lool :)


    Beijo e uma excelente noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tecnologias muito avançadas e metediças, Cidália.

      Eliminar
  5. É mesmo para assustar. Aí está uma das provas que nos fiscalizam a cada segundo, de modo a saberem se este ou aquele procedimento é repetido no tempo, e isso seria o menos, não fossem saber tudo de nós, porventura mais que nós mesmos.

    Boa noite :)

    PS: Coincidência ou não, aconteceu-me o mesmo hoje, ao enviar uns e-mails que se repetem mensalmente, e que num, ia esquecendo, de colocar o anexo, Valeu-me o aviso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunto-me, noname, que mais controlará o g-mail daquilo que escrevemos nos nossas mensagens. Que outras palavrinhas "mágicas" suscitarão ações ou reações da máquina?

      Eliminar
  6. Sabem tudo, os computadores, com os cookies, sabem tudo.

    ResponderEliminar
  7. Pode ter sido um belo susto,este que apanhaste,contudo,ainda bem que correu tudo bem!! Continuação de excelente semana para ti,muitos beijinhos!!

    ResponderEliminar
  8. As máquinas às vezes incomodam mas são uma grande ajuda!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Mas olha que isso para mim é novidade...não sei como essa façanha é possível, pois se eu pretender enviar anexos nos e-mails e me esquecer, nenhum olho visível ou invisível me avisa.
    A mim só me perguntam se não fizer menção quanto ao 'assunto'...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta (se tens gmail) a escrever a palavra anexo no corpo da mensagem, Janita. Penso que foi por isso, por eu mencionar que seguia um anexo, que ele deu pela falta do dito. Não vejo outra forma.

      Eliminar
    2. Ah, pois claro, Luísa...adivinhar o que nos vai no pensamento, ainda ninguém consegue.
      Que cabeça a minha...!

      Eliminar
  10. Creio que são os "cookies que cuscam" tudo o que a gente faz, hábitos, pesquisas etc etc. Um tanto assustador este "big brother"...

    ResponderEliminar