terça-feira, 7 de julho de 2020

Calor


Eram precisamente vinte e uma horas e vinte e cinco minutos quando se calou a última cigarra que ainda cantava, espantando todos os males de que pudesse padecer. Pouco depois cerrou-se o dia em noite e eu, que agora mesmo continuo a padecer às mãos do seu infernal calor, talvez arriscasse a cantar também, estivesse eu segura de assim espantar o dito. Pior é que, pela fraca voz e a certa desafinação, mais depressa assustaria a vizinhança do que aliviaria a calma.

35 comentários:

  1. Se calhar pensando bem o melhor foi não cantar não fosse a cigarra morrer de ... susto, lol (brincando)
    .
    Tenha uma noite feliz
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Lool, quem canta seus males espanta. Lool de facto, está muito calor! :)
    .
    Silenciam-se as palavras ...

    Beijo e uma boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora não tenha a certeza de que resolveria o mal, Cidália. :)

      Eliminar
  3. Eu, adoro calor. Na verdade a incomodar-me será sempre, a noite alta, pela dificuldade em adormecer quem já poucas horas dorme (poucas mas muito bem dormidas)
    Mas, entendo-a, o calor estará para si, como para mim o frio.

    Boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem muito calor, nem muito frio, noname. Os extremos não me convêm. :)

      Eliminar
  4. Pois eu Luísa, já nem força tenho para cantar!
    Ando a derreter toda com o calor! Nem os banhos d´água fria me aliviam.
    E o pior, é que não desincho, pelo contrário, dilato um pouco todos os dias... :(

    Dome bem! :)

    ( eu, já fui ligar o espanta-melgas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E hoje, para aqui continuo a destilar, Janita. Pior é isso de inchar. Vá que não tenho esse problema. Deixa-me aqui tocar na madeira. :)

      Eliminar
  5. Como a entendo, Luísa. É um calor insolente e mal educado, não faz caso de ninguém.
    Calor do Alentejo é praga que não se deseja quando, como agora, passa dos 40 graus centígrados. E as noites sem uma aragem, não trazem alívio que baste para novo dia a escaldar. Mas, como dizem os alentejanos de boa cepa, nada a que não estejamos habituados. E nem o sono desenvolve no ar morno que se apodera da terra e contagia todas as coisas.
    Mas amanhã já o calor nos dá breve pausa, uma respiração.
    Boa noite:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E uma semana depois (credo como passa o tempo...), está mais quente ainda. Está uma daquelas noites em que apetece dormir na varanda, como me lembro de fazer em gaiata.
      Boa noite, bea, apesar do calor.

      Eliminar
  6. Por aqui o calor é tal que toda a bicharada se cala.
    Tufão ao largo??
    Provavelmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tufão? Antes o barulho ensurdecedor das cigarras, Pedro.

      Eliminar
  7. Regra geral gosto do som das cigarras. Mas há dias em que se torna ensurdecedor. Sei que nada tem a ver com elas mas com a atenção que, por qualquer motivo que me ultrapassa, lhes dou.
    Não gosto deste calor que não me deixa dormir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de as ouvir, Boop. É um som de verão, lembra tempo de férias. Pior é quem trabalha e não tem como compensar o sono que o calor lhe rouba. :)

      Eliminar
  8. Temos de passar por ele, em geral no Julho e no Agosto
    por isso adoro a Primavera e o Outono

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas na primavera e no outono atacam as alergias (a quem delas sofre...). Nenhuma estação é perfeita e todas têm os seus encantos, Ângela.

      Eliminar
  9. Têm estado umas noites a lembrar a infância com cigarras e tudo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se lembram a infância, imagino que foram noites felizes, Rosa dos Ventos.:)

      Eliminar
  10. Eu gosto de cantar e principalment assobiar. Sabe bem !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostar gosto, Ricardo. Só não sei é se quem me ouve gostará. Ahahaha. :)

      Eliminar
  11. Não podemos ser formigas para sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As cigarras também trabalham, Tétisq, só que é a tal questão de sempre, a fraca valorização do trabalho artístico. :)

      Eliminar
  12. Elas andam aí e eu que tenho passeado muito pela serra, por companhia, o seu som me acompanha! Bj

    ResponderEliminar
  13. cantar para espantar o calor? muito sofisticado, sem dúvida...

    ResponderEliminar
  14. O calor continua, está no seu direito. É que está no tempo dele. E a Luísa, será que já ousou ser cigarra? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma ou outra vez, AC, no carro a acompanhar o som do rádio. Vidros fechados que ninguém me ouve. :))

      Eliminar
  15. Anime-se e agradeça. Porque quando bate uns 30graus aí,vocês se derretem de calor.rs
    Aqui chegamos sempre a 40 com sensação de 50 e aí sim que nem cigarra ,nem canto algum consegue se safar. rs
    Um belo verão, Luisa, desejo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Refilo do calor no verão, queixo-me do frio no inverno. Lis, eu (como diz a canção) só estou bem onde não estou. :))

      Eliminar