quarta-feira, 1 de julho de 2020

Gelado


Sentada à sombra do telheiro, que me alivia do calor da tarde, trinco a cobertura de chocolate branco e frutos vermelhos do gelado que diz que é de panna cotta e reparo, no céu, ainda azul, que a lua já se mostra, em modo aproximado de três quartos, anunciando que em breve jogará sobre mim todo o seu feitiço. Mas a lua até nem é, pelo menos por agora, para aqui chamada. O que me deleita hoje é mesmo o gelado que vou comendo, nem muito depressa, nem muito devagar, mordendo a sua capa crocante e arrancando, também com pequenas dentadas, antes que se derreta, a sua consistente nata raiada de sabor cor-de-rosa vivo. É assim, a golpe de dente, que como gelados. Outras pessoas, como muitas que conheço, preferirão consumi-los à força de lambidelas. Quanto a mim, assumo o meu modo mais violento de proceder à operação. Mordo o gelado e só me apiedo ligeiramente de cada pedacinho que vou retirando dele, deixando-o então derreter sobre a língua, boca fechada, feita estufa, até o engolir.

28 comentários:

  1. Ai, agora deu-me vontade de trincar um também. Vou ali ao congelador e já volto :-)

    Boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu congelador tem estado bem abastecido de gelados e a tentação é diária, noname. :)

      Eliminar
  2. Os prazeres, para um bom e adequado usufruto, requerem um ritual muito próprio, à medida de cada um. Sem concessões, que nestas coisas o melhor é deixar fluir.
    Com ou sem lua, uma boa noite, Luísa. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o calor, há certos prazeres a que é difícil resistir, AC.

      Eliminar
  3. Será que detectei por aqui uns laivos de erotismo, ainda que muito subtis, ou será que é esta minha mente a ficar algo depravada, Luísa? :)
    Também trinco os gelados e fiquei agora desconsolada, pois não tenho nenhum em casa.
    :(

    Boa noite, ao luar, que ainda não é de Agosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que cada pessoa lê, não depende só de quem escreveu. :) Mas já há luar de julho, Janita...

      Eliminar
  4. Sorvete ainda vá lá.
    Gelados?
    Dispenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sorvete, gelado... Não é tudo a mesma coisa, Pedro? :))

      Eliminar
  5. Sempre ouvi dizer que comer gelados às lambidelas é muito feio. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez compense pelo bem que sabe a quem o faz, Catarina. :))

      Eliminar
  6. A Luísa tem um bocadinho o dom de nos fazer participar do que escreve. Já quase comemos gelado:). Hummm... agora que penso nisso, suponho que seja também assim que me deleito, a dentadinhas de extase; o que não obsta a uma ou outra lambidela:). Os magnum mini de strawberry, são à medida.
    Um dia destes, reparei como a lua nasce cedo no verão. Eu a banhos e já ela no céu, etérea e discreta.
    Bom Dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a bea tocou aí num fraquinho que também é meu. Esses magnum mini são a minha perdição. :)

      Eliminar
  7. Eu também sou mais de trincar...
    Uma pergunta: porque será que as melhores coisas da vida são tão "engordativas"?
    Bem, todas não, mas quase todas...

    Bom dia, Luísa!
    🌻

    ResponderEliminar
  8. Luísa, tocou num dos meus pontos fracos: adoro gelados (menos os de fábrica).
    ~CC~

    ResponderEliminar
  9. Um geladinho, um chocolate, um caramelo, um doce qualquer, sabe sempre bem dar uma tricadinha...
    .
    Tenha um dia de Paz e Bem
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  10. Era isso mesmo, um geladinho!:))
    **
    Luar em silenciada noite.

    Beijo e uma excelente tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre uma boa desculpa para cair na tentação, Cidália. :)

      Eliminar
  11. Gostei do texto mas não gosto de gelados, gosto de sem-frios!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de gelados e também de semi-frios. E de outros doces mais. Sou uma perdida, Rosa dos Ventos.:)

      Eliminar
  12. Gosto do texto e de gelados, comido também em pequenas dentadas, tal como tu !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este verão, que ainda agora começou, tenho abusado dos gelados, Ricardo. Não sei se é para compensar do stress que a pandemia provoca... :)

      Eliminar
  13. Uma dinâmica e apetecível descrição!
    Quase saboreamos esse gelado, sentimos o calor, visualizamos o lugar, etc.
    Saborear tranquilamente um gelado é sempre um momento perfeito...excepto quando derretem muito rápido e começam a cair...a pingar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o calor que está hoje, bem apetece o tal gelado, Dulce. Teria era de o saborear sem me atardar, pois a parte do derretimento é coisa de arreliar. :)

      Eliminar