sábado, 11 de novembro de 2017

Dia de outono

O meu reino de hoje foi a cozinha. Comecei por batalhar com uma abóbora. Parecendo que não, era uma abóbora um tanto casca grossa. Tive de cortá-la às talhadas, descascá-las e cortá-las de novo em pedaços mais pequenos para encher um tacho fundo. O açúcar amarelo, a canela e o anis estrelado aliaram-se ao lume e à colher de pau para, juntos, lentamente, me perfumarem a casa. O doce saiu-me bem e enchi os frasquinhos de vidro que esperavam impacientes sobre a mesa.

No meu papel temporário de rainha da doçaria, resolvi preparar uns biscoitos de aveia. Misturei os flocos, farinhas açúcares, derreti manteiga, juntei a canela, a raspa de limão, os ovos, o leite. Tudo misturadinho como manda a receita. A massa divertiu-se, disposta em montinhos sobre o papel vegetal que cobria os tabuleiros. Forno dentro, forno fora, arrefecem sobre a grelha, acomodam-se nas latas. E o cheiro doce a espalhar-se pela casa.


Em suma, um perfeito dia de outono.  Verão de São Martinho à parte, diria que só faltou a chuva lá fora.

8 comentários:

  1. Muito bem. Gostei do texto
    Realmente falta-nos a chuva. Está mau.

    Beijinhos e um Domingo muito feliz.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei a saborear, na minha imagem mental, os sabores de seus doces e biscoitos! Promete ser um "outono" generoso!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Posso imaginar o cheirinho que ficou na casa e como me saberiam bem todos esses doces.
    : )

    ResponderEliminar
  4. Aqui não falta a chuva e o frio, falta sim, o doce de abóbora, do qual eu tanto gosto.

    Saudações outonais de Düsseldorf.

    ResponderEliminar
  5. Eis um post acolhedor em ambiente de Outono.

    ResponderEliminar
  6. Fiquei cheia de vontade de fazer compota!
    Gostei do texto, boa semana.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Fica um cheirinho espalhado pela casa tão doce, tão cheio de calor, tão bom :)

    ResponderEliminar
  8. Uma doce poesia em .

    ResponderEliminar