quinta-feira, 16 de abril de 2015

Aos lores

Tal como há dias em que perco palavras, outros há em que as reencontro. São reencontros inesperados que me surpreendem. Umas vezes por ouvir dizer, outras simplesmente por me lembrar. Assim. Do nada. Ou por muito pouco. E hoje lembrei-me. Tudo porque o carro que seguia à minha frente andou, por alguns metros, aos lores. Em segundos, a expressão atravessou-me o pensamento e depois ficou martelando agradavelmente na minha memória. Gosto da riqueza dos regionalismos. Orgulho-me do falar algarvio.


[Aos lores significa aos ziguezagues, serpenteando]

16 comentários:

Flor de Jasmim disse...

Serpenteando conhecia, aos lores não!
Ha ha mas conheço as Pragas Algavias.

Beijinho Luisa.

Jorge disse...

Olá, Luisa,
Aos lores... Não será aos "esses" e "erres"?
J

Catarina disse...

E eu, tão familiarizada com o algarvio – é uma das 5 línguas que falo – não conhecia essa expressão. : )

redonda disse...

Não conhecia a expressão, hoje também andei um bocadinho assim.

heretico disse...

"lores" é uma é uma palavra tão "amável" que nunca associaria a ziguezague...

também partilho esse gosto pela surpresa da palavra.

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

Desconhecia, mas a palavra caiu-me no goto!

G. disse...

:) "Lores" lembra-me Loures. Gosto muito dos regionalismos, são uma riqueza linguistica e cultural (e tantas vezes um fartote de rir :)

Majo disse...

~
~ ~ Não é palavra do Barlavento...

~~~~ Tudo de bom...~~~~~~~~~

Maria Eu disse...

Gostei da palavra. Adopto-a! :)

Beijos, Luísa. :)

Miss Smile disse...

Aos lores ando eu hoje com a minha tensão :)

Naná disse...

Já havia uns anos bons que não ouvia essa expressão.

Costumava ouvir muito dizer que o bêbado ia aos lores... ou seja, a cambalear :)

Benó disse...

Pois é Luisa. Eu também tenho muito orgulho em ser algarvia e, claro, conhecia perfeitamente o termo "andar aos lores". Quando um homem ia para a taberna e bebia demais ficava escarchado e ia para casa aos lores. Muito interessantes os nossos regionalismos.

Mona Lisa disse...

Adoro regionalismos.

Já aprendi mais um!

Beijinhos.

Ricardo Santos disse...

E isso com o acordo lê-se como ?! :)))

Luis Filipe Gomes disse...

Gostei, e apreendi!

Teté disse...

Não conhecia a palavra... Sempre a aprender! ;)