Perguntei se tinham combinações. A menina disse que sim e logo puxou de uma gaveta começando a mostrar-me uns calções de algodão que, por certo, combinariam com algum top. E eu, que não, não era isso, era uma combinação. Pela cara da moça, eu estava a falar chinês. Entretanto já se tinha juntado outra empregada da loja, que, tal como a primeira, parecia não perceber que peça de vestuário eu desejava. Lá expliquei que era para usar por baixo de um vestido. E enquanto puxavam de outra gaveta e finalmente me entregavam o que eu pedia, quis saber como lhe chamavam. Um vestido, disseram. Um vestido para usar por baixo de outro vestido. Recomendei que perguntassem às mães ou às avós sobre o nome desta peça de roupa interior e fiquei a matutar. Ou eu estou a ficar velha, ou há palavras em risco de extinção.
Fez-me lembrar antigamente que se usava a combinação. Uma peça fininha de nylon. Lool
ResponderEliminar-
Beijos.
Bom fim de semana.
Uma peça que ainda hoje dá muito jeito se pensarmos que a maior parte dos vestidos não têm forro e são feitos em tecidos transparentes.
EliminarJá nem se usam combinações, penso que se tivesses pedido um saiote saberiam o que era.
ResponderEliminarBom fim de semana
Sim saiote elas conheciam, Manu. Mas olha que no site da loja verifiquei que sim, a dita peça se designa combinação. Com certos vestidos não dispenso. :)
EliminarAté pensei que “combinação”, como peça de vestuário, já não existia.
ResponderEliminarProcurei e encontrei este artigo que me informava que a “slip” caiu em desuso nos anos 70 – 80.
Mas, pelo que estou a ler aqui, ainda se usa... : ))
E a propósito de combinação, recordei-me do saiote que de certo essas empregadas jovens também desconheceriam.
Caiu em desuso, mas parece-me que voltaram. Eu, pelo menos comecei a usar para me sentir mais confortável com certos vestidos cujo tecido deixa transparecer mais do que quero. :) Saiote, as moças conheciam. :)
EliminarTambém julgava que, na modalidade antiga - nylon fininho e rendado - , já não existiam. E não me admira a ignorância das garotas de hoje que cresceram sem elas. Mas, nas casas de lingerie, vendem-se as substitutas: uma peça sem graça ou adorno e que cola no corpo, cuja utilidade é o disfarce das peças mais íntimas quando se usam vestidos também eles muito justos.
ResponderEliminarAs combinações antigas eram um primor delicado.
As antigas eram bonitas, sim. Mas a que comprei é mesmo uma básica, em algodão bem fininho, sem rendas, apenas para servir de forro aos vestidos que hoje em dia raramente o têm e são de tecidos demasiado translúcidos para o meu gosto. :)
EliminarA minha mãe usava combinação. Penso que hoje está cada vez mais em desuso.
ResponderEliminar.
Um domingo feliz
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Eu volto a pô-las na moda. :))
Eliminarnã, a Luísa nã está a ficar velha, as pessoas é que preferem palavras fáceis ou inventadas por elas :) usei "célere" um destes dias com pessoas da minha idade e tive de mudar para "rápido"
ResponderEliminarA falta de vocabulário é uma realidade em muita gente. No caso das meninas da loja, achei mesmo que era por serem muito novinhas ou por falta de formação quanto aos produtos que têm para vender, pois como verifiquei depois, o site da loja identifica o que comprei como combinação, sim. :)
EliminarPeça de roupa obrigatória, na minha adolescência e juventude. Ainda no outro dia fui encontrar uma lindíssima no fundo do baú onde jaz o meu vestido de noiva, Luísa!! Verde, com rendas brancas. :) Também uma branca lisa, creio que ambas da marca Triumph. Hoje, ainda uso 'saiotes' de nylon, quando visto algum vestido mais transparente. Gosto de andar confiante e segura...eheheheh
ResponderEliminar'Combinações' é que nunca mais usei, prefiro tops no verão e básicas no inverno.
O que me foste lembrar...:)
Mas olha que esta que comprei é muito confortável. É de malha de algodão muito fininha. No fundo é uma básica de corpo inteiro. :)
EliminarNem sempre as "combinações" são bem entendidas...😉
ResponderEliminarE tudo uma questão de comunicação... :)
EliminarElas são tão novas, Luísa. As meninas, pois é claro. :)
ResponderEliminarE eram mesmo. :)
EliminarA falar é que a gente se entende:)
ResponderEliminarmuito engraçado!
Nem mais :)
Eliminar