domingo, 16 de janeiro de 2022

Sinfonia

 

Era um dia claro de um azul de aço. Os espaços do ar e do mar estavam inteiramente penetrados pelo azul; mas o céu, suavemente claro e puro, tinha alguma coisa de feminino enquanto o mar robusto era um macho cujo peito se elevava em poderosos e lentos haustos, como Sansão adormecido.

Aqui e além, muito alto, vogavam as asas brancas como neve de pequenos pássaros imaculados; pareciam ser os doces pensamentos femininos do céu, enquanto que, rodando no seio das profundezas muito fundo, sob o insondável azul, os poderosos leviatões, os espadartes e os tubarões misturavam as suas nuvens, e eram os pensamentos fortes, assassinos e perturbados do mar viril.

Mas as diferenças que pareciam separar o mar e o céu não passavam de matizes e de sombras; na realidade os dois elementos estavam misturados; apenas este conhecimento espiritual do seu sexo os dividia.

No zénite, tal um rei absoluto, o Sol parecia ser aquele que casava o céu suave com o mar audacioso e atormentado, como a esposa com o esposo. Na linha redonda do horizonte, um arfar leve denunciava a suave e palpitante confiança, o temor afetuoso com os quais a tímida noiva oferecia o pescoço.


Herman Melville, Moby Dick, 1851

12 comentários:

  1. Um texto muito bonito, que não conhecia. Nunca li o romance.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Texto muito bonito que elogio por muito ter gostado de ler
    .
    Um domingo feliz … Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderEliminar
  3. Li "Moby Dick" há muitos anos e creio que também vi o filme, mas foi tudo há tantos anos que, sinceramente, para além da ideia geral da perseguição obstinada de um certo capitão, para acabar com a baleia, que levava os barcos para o fundo do mar, pouco mais recordo. Esse excerto pouco me diz, Luísa, lamento. Mas gostei muito.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Obra que comprei em 2021 na Feira do Livro de Lisboa e cuja leitura ainda não terminei porque me enfastiou tanto mar e pus outros livros à frente. Qualquer dia o terminarei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se é de tanto mar, bea. Talvez seja de tanta baleia e tanta descrição "científica" destes cetáceos. É uma obra singular. Não me entusiasmou por aí além, embora lhe reconheça o valor.

      Eliminar
  5. Por momentos cheguei a pensar que havia algo de diferente na prosa da Luísa, que muito aprecio, e só no final me apercebi que era uma transcrição. De bom gosto, diga-se.

    ResponderEliminar