sábado, 1 de janeiro de 2022

Dia 1

 

O primeiro dia já declina. Faço uma pausa nos assuntos de tachos e travessas enquanto uns descansam, outros veem televisão, outros caminham e outros, ainda, saíram em visita a amigos. A mesa continua a ser de excessos, a cozinha é o meu reino. A passagem para o novo ano fez-se com a descendência, lábios na flute de champanhe e olhos no horizonte iluminado com o fogo de artifício que se consegue alcançar aqui da varanda de casa. Não comi passas, não formulei desejos, apenas vivi o momento. E que seja isso, que vivamos o momento, a cada momento.

Bons momentos.

19 comentários:

  1. Descansar é uma boa terapia para se iniciar um novo ano.
    .
    Deixando votos de um ano de 2022, a todos os níveis, muito feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descanso é que ainda não consegui desde que entrou 2022. Mas esta noite já não tenho hóspedes nem convivas à mesa, pelo que já será mais calma. :)
      Bom ano também para si Ryk@rdo.












      Eliminar
  2. Pois se dizem os entendidos, que a Felicidade é o somatório dos bons momentos, tenhamos, então, a grata benção de usufruir deles.
    Também vivi encatrafiada na cozinha, mas longe de mim vê-la como um reinado.
    Assim como também, com um olho no fogo de artifício, mas na TV, e o outro num lugar qualquer, não comi as passas nem formulei pedido algum...depois, queixo-me da sorte!!
    :)
    Bom Ano, Luísa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tal "reinado" acabou finalmente por volta das quatro e tal desta tarde. Aleluia. :)
      Obrigada Janita.

      Eliminar
  3. A cozinha nunca foi e nunca será o meu reino embora passe muito tempo nela devido ao conceito aberto do rés-do-chão... cozinha, sala, casa de jantar... e, evidentemente, porque tem o frigorífico, a bancada com alguns petiscos... Mas admiro as pessoas que a consideram como o seu reino!!! : )) e sou de opinião de que todos os súbditos devem ajudar para que ninguém se “escravize”. : ))
    O fogo de artifício também foi feito através da TV e do WhatsApp, este vindo das Caraíbas. Alguém teve a coragem de se meter num avião e ir apanhar sol lá p’ró sul.
    Não sabia (ou não me lembrava) que era hábito de se comer passas. Também não me lembrei de pensar em desejos, mas recordei que deveria praticar a gratidão e foi isso que fiz.
    Tenho pena de não nos mostrares os teus petiscos e repastos que com tanto amor fizeste para a família. : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu bem dispensaria este reino, Catarina, mas apesar dos súbditos até ajudarem, há sempre uma rainha mãe que que tem de tomar as rédeas do poder. :)))

      Não sou muito de fotografar a comida, Catarina. Pode ser que me lembre disso um destes dias. Especialmente para ti. :)

      Eliminar
    2. Eu sei, Luisa. : )
      Disse por dizer.... : ))))

      Eliminar
  4. Uns descansam, outros vêem televisão, and so on, mas há sempre alguém, de forma mais ou menos discreta, que garante o equilíbrio de tudo isto, arranjando ainda tempo, como se ele sobrasse como os alimentos festivos, para partilhar umas breves palavras, mas sempre preciosas, com os leitores do blogue. É obra, Luísa!

    Um excelente 2022!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho tido pouca disponibilidade para o blogue, AC, mas não quero deixá-lo de parte. Vou tentando picar o ponto... :)

      Obrigada e Bom Ano também para si.

      Eliminar
  5. O importante é passarmos momentos bons. Eu tive a sorte de passar em casa de amigos. Comi passas, fui ver o fogo de artifício na minha lagoa.
    Feliz 2022 Luísa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom programa de fim de ano, Manu.
      Obrigada e bom ano, também.

      Eliminar
  6. Ora, Luísa, no momento de brindar, fiz exactamente o mesmo.
    E o resto se verá. Temos mais 365 dias pela frente, vamos ver se os vencemos todos.

    ResponderEliminar
  7. Ontem tive convidados ao almoço, apenas três, um tio com 93 anos, a minha irmã e uma prima.
    Elas trouxeram os doces e eu forneci os salgados.
    Só hoje arrumei tudo porque ontem ficámos à lareira em amena cavaqueira.
    Cada uma ficou com as suas sobras e assim o assunto ficou arrumado.
    Bom Ano!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso, neste fim de 21 e início de 22, foram 3 dias a 8 à mesa. Sempre dá algum trabalho. :)
      Obrigada Rosa do Ventos e Feliz 2022.

      Eliminar
  8. Eu simplesmente passei a noite "normal". Tinha as passas mas não as comi. Quero saúde, muita saúde para 2022, para todos
    -
    A vida recomeça a cada oportunidade
    -
    Beijos. Bom Domingo, e um Ano de prosperidade.

    ResponderEliminar
  9. Saúde é o principal, Cidália.
    Obrigada e Bom Ano também.

    ResponderEliminar
  10. Brindemos todos os dias, mas o primeiro brinde do ano é sempre especial!

    ResponderEliminar