terça-feira, 31 de agosto de 2021

O querido mês de agosto (4)

 

Acho que já disse que o telheiro dos pássaros já não tem pássaros. Todos os anos, na primavera, enfiavam-se entre as canas, passavam entre as telhas e era um ver se te avias de fazer ninho e procriar. Bom para eles, péssimo para mim, que via o meu pátio transformado em sanita de passarinho, o que me obrigava a pegar na mangueira da água mais vezes que o recomendável, considerando a necessidade de poupança que temos da dita. Antes da época, tratou-se de vedar as frestas abertas nas telhas, esticou-se uma rede sob as canas, eliminou-se o acesso à passarada. Que se amanhassem nos ramos das alfarrobeiras. Porém, um problema resolvido não é sinónimo de ausência de problema. À falta de excrementos de passarinho, o pátio cobre-se de torrõezinhos de terra trazidos pelo vento. Suponho que assim já acontecia em anos passados, mas um pouco como uma dor que se sobrepõe a outra, a dos cócós era seguramente mais forte que a dos torrões de terra ruiva. A culpa, já disse, é do vento e contra ele não há vedação possível.

14 comentários:

  1. acho, pelo que li por aqui abaixo, que o problema pode estar na ligação entre todos esses seres vivos e na falta de um deles, todo o ecossistema entra em desequilíbrio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ontem de manhã, uma osga bebé safou-se daqui de casa para a rua, quando abri a porta. Talvez ainda haja salvação para este "meu" ecossistema. :)

      Viva Mau-tempo!

      Eliminar
  2. Caso para dizer, preso por ter cão, preso por não ter. O vento tudo traz e tudo leve.

    ResponderEliminar
  3. O mês de Agosto aqui foi uma SECA!!!
    Feliz Setembro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E aqui setembro trouxe já algumas nuvens. Julgo que passageiras. :)
      Uma boa semana, Pedro.

      Eliminar
  4. Oh querida Luísa, se os felinos tudo dominam, tudo o resto se vai ressentir um bocadinho...tolero tudo menos ratos e baratas, cada um tem as suas linhas vermelhas, como agora é moda dizer-se:)
    ~CC~

    (ah, ah, não mata aranhas com medo que depois não me saia o euromilhões)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, CC, mas há tantas aranhas por aqui... Olha se eu jogasse no euromilhões. :))
      Hoje redimi-me. Deixei ir em liberdade um pequena aranha branca que entrou em casa escondida num cacho de uvas. :)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Oh, mas não foram férias, não. Essas ainda hei de tê-las. Ahaha.
      Viva Ricardo.

      Eliminar
  6. Um regresso ao blog pós-férias...em tons de dia-a-dia e com a fauna por companhia!😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não fui de férias, Dulce. Só mesmo férias do blogue. :)

      Eliminar
  7. O vento é bom bailador e a passarada também!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haja música com ritmo certo para este baile, Rosa dos Ventos. :)

      Eliminar