quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Almoço


É cedo. Na sala, ainda silenciosa, do restaurante-serve-te-a-ti-próprio apenas quatro pessoas ocupam quatro mesas. Cada uma com o seu tabuleiro. Cada uma com o seu telemóvel. Vão comendo e enquanto mastigam vão tocando nos pequenos ecrãs luminosos. Ocupo uma quinta mesa. Hoje também almoço sem companhia. Mas tomo posição e dispenso a do telemóvel que mantenho confinado na mochila pendurada nas costas da cadeira. Pobres coitados, penso, tão sós que nem à refeição se desligam das redes. Não preciso de tal sucedâneo, convenço-me. Pura ilusão, bem sei. Sou tão só quanto eles.


10 comentários:

  1. Somos todos sós. De certo modo. A questão é haver quem não consegue estar sozinho consigo mesmo e precisa aturdir-se no telemóvel ou em qualquer outra engrenagem. A atitude, ou como se chame o que subjaz à solidão, é o que conta.
    Quem sabe a Luísa se sentia bem melhor que os quatro comensais.
    Um destes dias estive quase assim a almoçar, homenagem aos dias em que estive no mesmo lugar em companhia e amizade e não creio se repitam. Mas é óptimo terem existido, a memória não é apenas lembrança, é a marca de uma relação, e como dizia um sábio professor meu, a relação é a única coisa que importa. Ali, seremos sempre duas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre dias em que a solidão se torna mais presente, bea. Naquele dia, naquele momento, o facto de todas as pessoas estarem a sós com os seu telemóveis fez-me pensar nela.
      Abraço. :)

      Eliminar
  2. Há dias, num jantar de Amigos, perguntaram-me (por graça, claro), se eu sabia, segundo as "novas regras" de etiqueta (diziam "novas", porque havia uma coisa nova a considerar), ao "pôr a mesa", de que lado se deveria colocar o telemóvel ! :)) ... Se do lado do garfo, se do lado da faca, se em cima do guardanapo !?... ehehe
    ... O facto é, que em 80 % (?) dos casos, se vêem pessoas à mesa e com o telemóvel nas mãos ou pousado ! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha...Muito boa Rui! :)) Para mim, o correto seria deixá-lo no bolso ou na mala. Raramente o coloco na mesa. A não ser que esteja à espera de uma chamada, que esta seja muito importante, e tenha receio de não o ouvir tocar.

      Eliminar
  3. Todos somos uma ilha, é nas pontes que reside a morte da solidão!
    Para alguns será com o telemóvel!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Talvez...mas sem dúvida mais consciente e crítica.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CC, ou apenas "má-língua"... Quem sabe estavam só a ler os jornais online? O "bicho", como diz a deep, só vem substituir o papel. :)

      Eliminar
  5. Sempre crítica, mesmo em relação a mim própria, nem sempre consigo desligar do "bicho". :)

    ResponderEliminar
  6. Quem nunca "pecou", atire a primeira pedra, não é assim, deep. :)

    ResponderEliminar