sábado, 22 de dezembro de 2018

A osga


Encontrei uma osga escondida na caixa onde guardava as figuras de um presépio. Assustei-me e arrepiei-me de tê-la ali tão perto dos meus dedos enquanto retirava os Reis Magos dos seus encaixes de esferovite. Assustada eu, mas ela mais ainda. Lá fui sacudindo a caixa com jeito para a deixar sair. Escapuliu-se em busca de outros cómodos na arrecadação. Deitei a caixa fora e armei o presépio. Pensando bem, quem sabe se no presépio original, numa qualquer fenda da manjedoura, não andou por lá escondida uma osga.

11 comentários:

  1. Pois é claro que deve ter andado, o que não perde nada da repulsa de ter uma ao alcance da mão. No inverno hibernam, ficam ainda mais molengas, assim a modos que meio mortas. Acho que eu lhe daria o tratamento completo, sem respeito algum.
    E Bom Natal:).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então e o espírito do Natal, bea? :)) É um bicho que me faz impressão mas que tem a sua missão na terra. Foi hibernar para outro canto e há de ajudar a reduzir os mosquitos nestas redondezas. :)

      Eliminar
  2. devia ser a minha Carlota! nada temas, Luisa, é um bichinho que só quer é paz e insectos, não é fã de carne humana. é deixá-las ir em sossego :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou uma das primas dela... Acho que tenho por cá boa parte da família, flor. :) Não as temo mas causam-me alguma repulsa.
      Boas Festas!

      Eliminar
  3. Todos os animais são criaturas de Deus.
    Na noite em que Jesus nasceu, apareceu uma osga para lhe dar as boas-vindas.
    Fizeste bem em deixá-la ir em paz.
    Um crime na época natalícia, não era um acto cristão.

    Desejo-te um NATAL MARAVILHOSO 🎄

    ResponderEliminar
  4. Coitadinha da osga. Mas sacudiu-a por medo ou por doce sensibilidade de a deixar viver?

    Independentemente da exemplar publicação, que elogio, A administração do blogue - em baixo - deseja que neste Natal caia - ou fortaleça - no coração da administração deste bonito espaço, a LUZ DIVINA, em forma de Saúde, Paz, Amor e ... Poesia.
    .
    *** Brincando com as palavras ***
    .
    FELIZ NATAL ...EM PAZ E AMOR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não propriamente medo, Gil. Só que é um bichinho que prefiro olhar a uma maior distância. :)
      Obrigada!

      Eliminar
  5. Não sei se nos antigos presépios portugueses dos séculos XVII e XVIII haverá osgas representadas, adorando discretamente o Menino Jesus, enfiadas nas suas tocas.

    ResponderEliminar
  6. Se não há, talvez seja tempo de algum presépio do século XXI se encarregar disso, LuisY. :))
    Boas Festas.

    ResponderEliminar
  7. Se for verdade o que dizem, já cá andavam antes do menino Jesus 😊😉

    ResponderEliminar