sábado, 9 de julho de 2022

O calor

 

Sendo assim, chegou o tempo de nos queixarmos do calor.

Por mim aqui vai. Estou fechada em casa, portas e janelas cerradas, a ver se o dito não encontra caminho fácil aqui para dentro. Sei, no entanto, que por muito que o contrarie, o maldito tem força de vencer. Um copo de água fresca, o leque em ação, o corpo, esse, não. O menor esforço físico – as tarefas domésticas mais urgentes ocuparam a manhã - é requerido. Quando chegar a noite, que quente se prevê, libertarei então todas as aberturas da casa, na esperança, talvez vã, de obter a ajuda de uma ou outra corrente de ar.

24 comentários:

  1. Saí de manhã e aguentei.
    Agora, com tudo fechado está -se bem.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Embora as minhas férias na Itália fossem absolutamente maravilhosas, sofri muito com o calor. Aqui 🇩🇪 as temperaturas são mais agradáveis — um vento delicado beija-me a cara 💙 Teresa Palmira Hoffbauer 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que por aí está mais ameno, embora com estas mudanças climáticas já não haja sítio livre de ocorrências extremas.

      Eliminar
  3. Texto muito bem estruturado Luísa, que com pontos e vírgulas, descreve a nossa luta para respirar nas melhores condições de frescura relativa!
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, Ângela, uma "frescura relativa". :) Bom domingo!

      Eliminar
  4. Acho que por cá corrente de ar só se soprar...

    ResponderEliminar
  5. Hora de beber litros e litros de água fresca.
    .
    Feliz fim de semana. Cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. "...água fresca, o leque em ação, o corpo, esse, não. " :))
    Parece o estribilho de uma canção que todas entoamos, e entoaremos, por estes dias mais próximos, Luísa.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá estou hoje a cantá-la de novo... :)) Bom domingo!

      Eliminar
  7. Acabei de falar com uma amiga que me disse que as temperaturas no Algarve são mais baixas do que as do resto do país. Portas e janelas fechadas o dia inteiro. Também o fez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Apesar de tudo, o Algarve está um pouco menos quente. Mas vem aí alerta vermelho (de risco de incêndio) para todo o país.

      Eliminar
  8. Faço igual. Hoje, faxina muito cedo. Tudo fechado. Mas à noite abre-se porque se torna mais quente. Ai ai. Não sabemos o que queremos :))
    -
    Olho o horizonte e sinto a melancolia

    Beijos. Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um comentário que foi parar ao spam. E claro só estamos bem onde não estamos... :)

      Eliminar
  9. Eu atrevi-me a ir pela primeira vez à praia, ia morrendo assada. Soube-me bem voltar à minha casa fresquinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei por não ir à praia. Estive fora no passado fim de semana e acumulei tarefas domésticas para este.

      Eliminar
  10. Há-de repetir-se o quadro por Portugal fora. O meu Alentejo arde. Pelas hortas, o calor estorricou as novidades. Mas as cegonhas. Alheias aos humores do sol, perfilam delicadezas na paisagem que tremula em ondas de calor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo quadro é este comentário. :) No último fim de semana, no caminho para e de Lisboa, bem as vi pintalgando a paisagem. :)

      Eliminar
  11. Pois é Luísa, esse é realmente um ritual de sobrevivência diário quando estas vagas de calor nos visitam sem serem convidadas...
    Fechar tudo durante o dia onde dá o sol e abril tudo à noite para tentar arejar, o que nem sempre se consegue mesmo morando num 10º andar como eu.
    Insuportaveis dias, especialmente quando coincidem com o regresso ao trabalho após férias. Para esquecer.
    Agora, é apreciar com gratidão o "fresquinho" que se faz sentir....

    ResponderEliminar