sábado, 29 de dezembro de 2012

Borboletas


Já em diversas ocasiões tinha dado por notícias da presença das borboletas monarca no Algarve. Conhecidas pela longa migração que efetuam na América do Norte estas grandes e coloridas borboletas terão assentado arraiais no sul de Portugal há pouco mais de uma década. Aparentemente por cá são sedentárias. 

O certo é que no verão passado avistei uma dessas borboletas rodopiando à volta das folhas da grande alfarrobeira que a minha sogra tem no jardim. Para mal dos meus pecados, nesse dia, não tinha comigo a máquina fotográfica. 

Noutra ocasião, também em Silves voltei a avistar a monarca. Parei o carro de propósito mas já não consegui apanhá-la na fotografia. Junto ao muro onde deixei de a ver crescia uma planta que também despertou a curiosidade da minha objetiva. Percebi mais tarde que se tratava da sumaúma-bastarda ou pepino da seda, uma planta de que a monarca depende.  Só passado algum tempo voltei ao local e nessa ocasião tive mais sorte. Pude ver várias borboletas, algumas acasalando, e finalmente a minha máquina fotográfica ficou um pouco mais satisfeita.


9 comentários:

  1. Gosto de borboletas, belas imagens! Um abraço, feliz 2013!

    ResponderEliminar
  2. belas fotografias e tb tenho um certo fascínio pelas borboletas, cuja vida me parece ser demasiadamente efémera para uma criatura tão bonita. bom regresso. ;)

    ResponderEliminar
  3. belas fotografias e tb tenho um certo fascínio pelas borboletas, cuja vida me parece ser demasiadamente efémera para uma criatura tão bonita. bom regresso. ;)

    ResponderEliminar
  4. Lindas, as tuas borboletas! Há alguns anos, ao visitar um jardim, deparei com um local onde se criam e reproduzem (tem um nome específico, que não me lembro), mas acabou por ser um pouco assustador: uma delas pousou no meu cabelo e, como tinha posto gel, não a conseguia despegar. Isto para além de estarem lá umas quantas larvas, muito menos glamorosas... :)))

    Evidentemente, as fotografias nem de perto saíram tão boas! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  5. As borboletas são muito fotogénicas.
    Na primavera e verão temos muitas borboletas monarcas por aqui. Num dos parques onde faço as minhas caminhadas, perto do lago, criaram um habitat para elas. Já as fotografei várias vezes, claro! Depois, pelo outono, lá vão elas embelezar as paisagens mexicanas e outras.
    Bonitas fotos estas, Luisa, como já nos vens habituando há muito tempo.
    Tudo de bom para o ano novo para ti e para a tua família.

    ResponderEliminar
  6. adoro borboletas! essas são lindas que se fartam!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Um belo apanhado!
    Parabéns à excelente fotógrafa!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Ui! Que lindas! A Natureza é uma coisa extraordinária, indizível, inexplicável! E que que tu a captas!

    Beijo

    ResponderEliminar